Seminário orientará cadeia produtiva de frutas e hortaliças para boas práticas agrícolas
Publicação:

O Grupo de Trabalho Alimento Seguro, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a conveniada Emater/RS e a vinculada Ceasa/RS, promove no dia 5 de julho o I Seminário Regional sobre Alimento Seguro – Vales do Caí e Taquari, em São Sebastião do Caí. O evento é gratuíto e será realizado no Centro de Cultura do município (Rua Marechal Floriano Peixoto, 496). A atividade tem como objetivo orientar produtores, técnicos, comerciantes de insumos sobre as respectivas responsabilidades e informar competências e atribuições de instituições responsáveis por garantir o alimento seguro.
“Temos a responsabilidade de ajudar na implementação das boas práticas na produção de hortifrutigranjeiros, o que se reflete na segurança alimentar da população”, lembrou o secretário em exercício da SDR, Iberê Orsi.
O Grupo de Trabalho foi criado com o objetivo debater, diagnosticar e propor ações visando mitigar inconformidades em resíduos de agrotóxicos em frutas e hortaliças. Entre os primeiros objetivos listados pelos técnicos participantes estão orientação aos produtores e comerciantes sobre suas responsabilidades, adoção de Boas Práticas Agrícolas (BPAs), monitoramento do uso de agrotóxicos e programa alimento seguro, entre outras.
Uma das ações propostas pelo grupo de trabalho foi a necessidade de capacitação dos produtores da Ceasa/RS em BPAs. Para a renovação da Declaração de Produção e Intenção de Cultivo (DPIC), documento obrigatório para cadastro e comercialização dos produtores dentro da Ceasa, será exigida esta capacitação.
Estão previstos para julho, agosto e setembro mais três seminários, que abrangerão as regiões da Serra (Caxias do Sul), Metropolitana (Viamão) e Litoral (Terra de Areia), respectivamente. Para participação no evento em São Sebastião do Caí, é necessário confirmar presença até o dia 3 de julho, pelo telefone 0800 570 0800, do Sebrae/RS.
Programação
12:30 – Recepção
13:00 – Abertura
13:30 – Ceasa: contextualização sobre a criação e trabalho do GT Alimento Seguro
13:45 – Palestra “A Importância das Boas Práticas Agrícolas na Produção de Alimentos Seguros”
O papel, atribuições e competências das entidades na promoção de Alimentos Seguros:
14:30 – Mapa SFA/RS
14:40 – Seapi/RS
14:50 – CEVS-SES
15:00 – Crea/RS
15:10 – Ministério Público/RS
15:20 – Farsul, Senar e Sebrae - Juntos para Competir
15:30 – Fetag
15:40 – Embrapa
15:50 – SDR/RS
16:00 – Emater/RS
16:10 – Câmara Regional de Olericultura do Vale do Caí
16:20 – Debates
17:00 – Encerramento
Quem forma o GT Alimento Seguro
Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ceasa/RS, Emater/RS, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Laboratório do Estado, Crea/RS, secretarias de Saúde Estadual e Municipal, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada a Casa Civil do Governo Federal, Ministério Público/RS, entre outros.