Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Inspetoria de Defesa Agropecuária de Sobradinho tem papel estratégico na região, diz Mainardi

Publicação:

20131024185256img-7174.jpg
Até o final de 2014 terão sido modernizadas as 248 inspetorias do Estado - Foto: Vilmar da Rosa

 

A Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Sobradinho, modernizada e entregue nesta quinta-feira (24) pelo secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, tem mais uma responsabilidade: além do habitual trabalho no cuidado da sanidade animal e vegetal, precisa sensibilizar os produtores da importância da diversificação de cultura nas propriedades.

Embora a maior das atividades seja a avicultura, com 160 mil animais, o fumo desponta na região como fonte de renda dos pequenos produtores e das prefeituras. O desafio, porém, em parceria com o poder público, é fazer com que tenha renda o ano todo, não ficando refém de apenas um tipo de plantio. Investindo em irrigação, dentro do programa Mais Água, Mais Renda, poderá plantar feijão no inverno ou mesmo alguma gramínea para produzir feno e alimentar melhor suas vacas de leite.

Pelo menos dez prefeituras da região aderiram ao programa Dissemina, coordenado pela Fepagro, de inseminação artificial e melhoramento genético da bacia leiteira, e ao Programa Estadual de Correção do Solo. Para Mainardi, facilitar o trabalho do produtor se traduz em mais produção no campo e arrecadação do Estado, que retorna em mais investimentos. Os R$ 60 milhões que estão sendo aplicados na reestruturação da Defesa Agropecuária são um exemplo.

Parte dos recursos é fruto de parceria com governo Federal, outra de empréstimo do BNDES e o restante do Estado. Até o ano que vem as 248 inspetorias estarão reformuladas. Outro reforço na defesa agropecuária será de pessoal. A Seapa já publicou edital de concurso público em que contratará 130 fiscais agropecuários. A previsão é de que sejam chamados nos primeiros meses de 2014. Eles serão alocados nas regionais e na sede, em Porto Alegre.

Até o final do ano, segundo Mainardi, deve estar em funcionamento o serviço que possibilitará a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) pela internet. Por meio do sistema Produtor Online, que já permite a consulta de saldos da propriedade, o produtor poderá fazer a movimentação dos seus animais de qualquer lugar onde estiver. “Queremos aproximar o serviço público do produtor. Se ele não precisar se deslocar, melhor. A ideia é facilitar a vida dele”.

 

Dívida do Estado

Mainardi aproveitou para comemorar a votação da Câmara Federal, que, por unanimidade, aprovou hoje (23) a diminuição dos juros das dívidas dos Estados com a União. Na opinião dele, isso fará com que o RS, que mais contraiu dívidas ao longo dos anos, retome o poder de financiamento e investimento público, aumentando as funções públicas. O projeto do governo Federal substitui o índice de correção do atual IGP-DI para o IPCA e reduz os juros – que são de 6% a 9% - para 4%, usando a Selic como teto.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação