Inspetoria de Defesa Agropecuária de Tucunduva é modernizada após 31 anos
Publicação:

Pela primeira vez em 31 anos, a servidora da inspetoria da Secretaria da Agricultura em Tucunduva, no Noroeste do Estado, Ivete Zanin, pode trabalhar em melhores condições. Ela achou que nunca teria um espaço adequado para atender aos produtores rurais, “objetivo primeiro do serviço”. O secretário Luiz Fernando Mainardi se diz impressionado com as modernizações.
Em cada lugar que vai encontra uma estrutura melhor do que a outra. Por orientação do governador Tarso Genro, segundo ele, a intenção desde o início foi reforçar a defesa sanitária, abrigar e atender bem o produtor rural.
Antes das melhorias, havia lugares em que os móveis estavam se desmanchando. Somente oito inspetorias no Estado, das 248, estavam “mais ou menos”, conforme o secretário. “Além da estrutura física reestruturada, a nossa ideia é tirar o produtor das inspetorias. Com a implantação do sistema que permitirá a emissão da Guia de Trânsito Animal pela internet, ele não precisará mais vir às inspetorias, também criando um processo de inclusão digital”. A recuperação das funções públicas do Estado passa pela agropecuária. Fortalecer o sistema de defesa aumenta a produção e a qualidade dos produtos.
Plano Safra vai reter trigo e aumentar renda
Para ser competitivo em todas as áreas, Mainardi deu o exemplo do trigo, sobre o qual se pretende diminuir o ICMS. “Ganham o produtor e o Estado, que arrecada mais e pode investir novamente em políticas públicas. O desafio é garantir que o crédito continue farto, juros baixos e vários anos para pagar. Estamos liberando R$ 400 milhões para a retenção do trigo, metade do recurso oriundo do Banrisul, dentro do Plano Safra RS”.
O processo de agroindustrialização também passa pelo incremento de renda do produtor. O concurso público da Seapa vai contratar mais 130 fiscais para engrossar o trabalho defesa e a inspeção de produtos de origem animal. A parceria com as prefeituras, que devem solicitar adesão aos sistemas estadual ou federal de inspeção, vai permitir a venda dos produtos das agroindústrias ou em âmbito de Estado ou em todo o país, dependendo do sistema escolhido.
Modernizações
Com o Plano de Modernização e Revitalização do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), a Seapa está investindo R$ 60 milhões na reforma de prédios, aquisição de 368 novos veículos, 250 geladeiras, mais de 3, 2 mil equipamentos de informática, 12, 6 mil peças de mobiliário.