Instalada Câmara Técnica do Instituto Gaúcho do Leite
Publicação:

Foi realizada nesta sexta-feira (16), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a reunião de instalação da Câmara Técnica do Instituto Gaúcho do Leite. Prevista no Estatuto Social do IGL, a Câmara é composta por 13 entidades e visa, principalmente, discutir medidas para garantir a qualidade do leite e seus derivados.
Na intenção de devolver a confiança ao consumidor, a partir da melhoria da qualidade da matéria prima, os três principais pontos discutidos foram o fluxo de comercialização do leite, do produtor até a indústria, a regularização do transporte e a fiscalização junto às indústrias. Durante este primeiro encontro da Câmara Técnica também foram propostas ações para o alargamento do mercado interno e que visam promover o acesso ao mercado externo.
RS vai sediar Congresso Internacional do Leite
Outro tema abordado, na ocasião, foi a realização do XIII Congresso Internacional do Leite, que ocorre de 18 a 21 de novembro, em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul foi escolhido para sediar o evento em função da criação do IGL. Promovido pela Embrapa Gado de Leite, o Congresso visa realizar atividades conjuntas de transferência de informações, conhecimentos e tecnologias.
Conforme o assessor do IGL, Ardêmio Heineck, o Congresso servirá como um difusor de medidas que visam a segurança alimentar do consumidor de produtos lácteos. Nas próximas semanas, a Câmara Técnica vai indicar temas e conferencistas para o seminário, que deve reunir palestrantes nacionais e internacionais. Paralelamente, ainda, acontece uma exposição de produtos e equipamentos. O público esperado é de cerca de 1500 pessoas. Em 2013 o evento foi realizado em Rondônia.
Participaram da reunião o presidente do IGL, Gilberto Piccinini, além de representantes das 13 entidades que compõem a Câmara Técnica e convidados. A Secretaria da Agricultura foi representada pelo coordenador da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha.