Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Mainardi discute com secretário argentino cotas de importação do arroz

Publicação:

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, esteve reunido nesta quinta-feira (29), em Buenos Aires, com o secretário da Agricultura da Argentina, Lorenzo Basso, com quem conversou sobre a necessidade do Brasil estabelecer uma política de cotas para importação de arroz dos países do Mercosul. O secretário gaúcho participou da XXXII Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe.

A medida, definida na Câmara Setorial do Arroz, busca permitir aos orizicultores gaúchos a possibilidade de planejarem a área a ser plantada e, desta forma, enfrentarem de forma mais organizada os mecanismos de mercado. “Sabendo, de antemão, qual a demanda, ai incluído o consumo interno, as exportações e as importações, é possível plantar o necessário para atender a demanda e evitar, desta forma, sobressaltos e a desvalorização do produto”, justificou o secretário.

Mainardi sustentou a tese de que se houver excedente de produção nos países do MERCOSUL haverá, fatalmente, queda de preços, o que é ruim não só para os produtores brasileiros, mas também para os argentinos, paraguaios e uruguaios. “Isso significa prejuízo para todos, razão pela qual defendi que também devemos atuar como bloco econômico nesta planificação”, acrescentou.

Basso compartilhou da idéia, em função de que a própria Argentina esta discutindo cotas para importação de produtos brasileiros, como ocorre agora com a carne suína, motivo de reunião marcada para esta sexta-feira, em Buenos Aires, do secretário argentino com representantes do Ministério da Agricultura Brasileira.

Ainda no encontro, que teve a participação do ministro Milton Rondó Filho, coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores, Luiz Fernando Mainardi sugeriu uma ação conjunta entre os dois países na área da fruticultura.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação