Mainardi recebe Fetag e Acsurs para debater demandas do setor suinícola
Publicação:
Dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) estiveram reunidos nesta quarta-feira com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, com o objetivo de debater demandas do setor suinícola.
Entre as iniciativas está a realização de um trabalho técnico que apresenta o diagnóstico da situação da suinocultura no Estado. “Esse trabalho traz uma visão econômica sobre a cadeia, que hoje sofre com a alta produção de matéria-prima frente a uma reduzida capacidade industrial”, disse o secretário.
Para debater essa questão, Mainardi sugeriu que seja realizado, em março, um seminário reunindo produtores e lideranças, para promover a troca de experiências. “Precisamos determinar como os que estão na informalidade possam ir para a formalidade e que os formais podem fazer para aumentar a produção”, disse o secretário.
Durante o encontro, também foram debatidas questões referentes às negociações com a Doux Frangosul. O presidente da Fetag, Elton Weber, relatou que as negociações com a empresa continuam e que as entidades pediram mais transparência nas tratativas. Sobre a possibilidade que de apareçam compradores para a empresa, Weber disse estar tranqüilo quanto ao processo. “Se o processo for feito com clareza, vamos ser parceiros para trabalhar, seja frente a um investidor novo ou mesmo se o antigo dono quiser voltar a assumir.”
Texto: Ana Esteves