Melhor salame gaúcho é premiado na Expointer
Publicação:
As melhores agroindústrias que produzem salames no estado e estão expondo na 35ª Expointer vão ser premiadas na solenidade oficial de abertura do Pavilhão a Agricultura Familiar, amanhã (30). Os vencedores foram escolhidos nesta terça-feira (28), durante concurso realizado pelo Departamento de Agroindústria (DACA) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativiso (SDR). A marca que ficou em primeiro lugar foi a Bergamashi.
Os outros concorrentes premiados foram Santa Bárbara (2), Agroindústria Agrolin (3), Agroindústria Wünsch (4) e a Agroindústria Saci (5). O concurso reuniu salames de 21 agroindústrias de embutidos presentes nos estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar. As notas tinham grau de 1 a 9 para cinco critérios: aparência, consistência, odor, sabor e coloração. Os concorrentes que ficaram com notas abaixo de 6,5 serão indicadas a fazer um curso, sem custos, a ser promovido pela SDR.
O diretor do DACA, Ricardo Fritsch ressaltou que a proposta do concurso é valorizar a produção de embutidos do RS. “Temos o melhor salame do Brasil. O concurso quer valorizar, qualificar e incentivar a produção do alimento.”
Eles foram avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes da UFRGS, Seapa/Cispoa (Secretaria de Agricultura) e Emater. Participaram da comissão as professoras Liris Kindlein (UFRGS), Saionara Araújo Wagner (UFRGS) e o professor Marcio Gazolla (UFSM),além de Angela Antunes (Cispoa/Poa) e Leão Marques (Seapa).
fonte: Ascom/SDR