Melhoria genética para garantir mais qualidade para a pecuária de leite e corte do rebanho gaúcho
Publicação:

A melhoria da genética da pecuária de corte e de leite do rebanho bovino pautou as visitas do Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e do presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo dos Santos, em Paraíso do Sul, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande e Itaara. Os municípios foram contemplados com o Dissemina e terão todo apoio necessário para execução do programa.
Investir em genética pode viabilizar novos mercados para a produção, em especial para pecuaristas familiares, disse Fioreze ao incentivar ações em prol da qualidade da produção. “Agregar valor na carne e no leite que produzimos é o caminho para tornar as propriedades rentáveis. E isso só é possível quando cumprimos etapas como melhoria genética, manejo e nutrição. Ações que potencializam nossa produção e nos garantem mais possibilidades de comercialização”, explicou Fioreze.
Danilo dos Santos reiterou que a Fepagro está aberta aos produtores e gestores municipais, fornecendo apoio em pesquisa e inovações que permitem otimizar custos e ampliar a renda no campo. Foi com essa finalidade que o programa Dissemina foi concebido. A meta, segundo o presidente da Fepagro, é garantir aos pequenos produtores as condições necessárias para ter um rebanho de qualidade, melhorando o leite produzido, seja para o consumo ou para a venda. “Com o Dissemina, queremos beneficiar especialmente quem não tem condições financeiras de adquirir sêmen com procedência. Além evitar a propagação de doenças, buscamos dar suporte para o produtor melhorar seu rebanho e assim ampliar sua produção e sua renda”, detalhou Danilo dos Santos.
Fioreze ressaltou que a Fepagro está reestruturada e hoje pode capacitar, desenvolver políticas de apoio, fornecer equipamentos e acompanhar projetos. Nova realidade que recupera o protagonismo da instituição, garantindo conhecimento técnico para a implantação de políticas públicas inovadoras para agricultura gaúcha.
Histórico Dissemina
Na primeira etapa, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 31 municípios receberam veículos equipados com botijões de nitrogênio, capacitação dos técnicos e sêmen gratuito. Na segunda, em processo de entrega, serão mais 59, em parceria com o Ministério da Agricultura (MAPA). Na terceira, 67.
A quarta fase, autorizada pelo MDA, deve injetar mais R$ 3 milhões no programa e beneficiará pelo menos outros 55 municípios. Pelo menos R$ 8 milhões já foram investidos.
Até o final do ano, 212 prefeituras serão atendidas, melhorando a qualidade genética de gados de corte e leite, especialmente de produtores familiares sem acesso à tecnologia. O programa é coordenado pela Fepagro.