Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Mercado da lã é pauta de Simpósio realizado pela Seapi e UFSM em Santa Maria

Evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho

Publicação:

25154746 ovelhas
Foto: Fernando Dias/Seapi
Por Darlene Silveira

Representantes da cadeia produtiva da lã afirmam que o mercado atravessa uma de suas piores crises da história. Para tentar enfrentar a situação e ajudar com políticas públicas eficientes, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) e do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura do Estado, realiza, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e outras entidades, o 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: o mercado da lã no RS e a 1ª Mostra de Produtos em Lã Ovina. O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho na UFSM, em Santa Maria. No dia 29, também haverá transmissão on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla no link  https://acesse.one/UiIpM.

Entre os participantes estarão criadores de ovinos, esquiladores, cooperativas/barracas (que comercializam a lã), indústrias, artesãos e designers que utilizam a lã como matéria-prima, além de universidades, instituições de pesquisa, de Assistência Técnica e Extensão Rural (Aters) e entidades que representam o setor. O Rio Grande do Sul é o maior estado do Brasil produtor de lãs, cerca de 8,6 mil toneladas por ano.

Conforme a analista agropecuária e florestal e membro da Secretaria Executiva do Fundovinos, Sabrina Vaz, a ideia do Simpósio é obter informações que possam contribuir para o desenvolvimento da cadeia, para agregação de valor aos produtos e para a geração de novos produtos; aproximar os atores da cadeia da lã, os agentes públicos e as instituições de ensino e pesquisa; identificar demandas dos diferentes atores; identificar possíveis usos para os diferentes tipos de lã; e propor ações, tanto para a iniciativa privada, como para o Poder Público nas diferentes esferas para o desenvolvimento da cadeia da lã. “Queremos conhecer melhor a cadeia produtiva da ovinocultura, nivelando informações disponíveis sobre a produção, beneficiamento e comercialização da lã”, afirma.

Veja a programação completa em  Programação 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura
 

SERVIÇO:

O quê: 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: o mercado da lã no RS e a 1ª Mostra de Produtos em Lã Ovina

Quando: 29 e 30 de junho

Onde: Auditório Flávio Miguel Schneider, Anexo ao prédio 42 (Centro de Ciências Rurais) da UFSM e no Anexo (Rua Coberta), em Santa Maria

Inscrições e programação: https://acesse.one/UiIpM

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação