Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Minetto defende tecnologia para sustentabilidade na produção rural

Publicação:

201510261659211.jpg
Minetto defende tecnologia para sustentabilidade na produção rural

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, mediou nesta segunda-feira o primeiro painel da 6ª edição do Fórum dos Grandes Debates, com o tema “Agricultura e Pecuária – Cenários e Perspectivas”, promovido pela Assembleia Legislativa. Na abertura do painel “Novas Tecnologias e Desenvolvimento”, Minetto lembrou que o desafio do setor é ser cada vez mais profissional, tendo a tecnologia como suporte para aumento de produtividade agrícola. “Queremos a sustentabilidade nas cadeias produtivas” disse. “Para o ano de 2030, as projeções da FAO indicam que precisamos aumentar em 35% a oferta de alimentos, enquanto a demanda de água será 40% maior e a de energia de 50” a 55%.”

Na abertura do evento, o presidente da Assembleia, Edson Brum (PMDB), ressaltou que a Casa vem organizando encontros para tratar de temas de interesse do Estado. Para Brum, o setor primário é o mais importante deles. “Quando a agricultura e a pecuária estão bem, o comércio e a economia também estão”, disse. O deputado destacou a qualidade dos produtos gaúchos, a busca permanente pela excelência e o empenho do Legislativo em apoiar e incentivar políticas de desenvolvimento do setor.

O painel de abertura mediado por Minetto teve explanações de Lair Hanzen, presidente da Yara Brasil; Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocers-Sescoop/RS; e Clênio Pillon, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado.

Também participaram da abertura do evento o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo; o secretário adjunto da SDR, Iberê de Mesquita Orsi; o defensor público-geral Nilton Leonel Arnecke; o representante da Procuradoria-Geral Estado Alfredo Simon, o vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira; o representante da Fetag Márcio Langer; os deputados estaduais Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, vice-presidente da comissão, Sérgio Turra; a deputada Zilá Breitenbach; o deputado federal Jerônimo Göergen; e o deputado emérito Victor Faccioni, além de representantes da Federasul, Embrapa, OAB-RS e outras entidades.

O evento teve continuidade à tarde com o painel Novos Mercados – Brasil Eficiente e Competitivo, coordenado pela jornalista Carolina Bahia e com participação de Antônio Camardeli, presidente da Abiec; Odacir Klein, vice-presidente e diretor do BRDE; Gilberto Piccinini, presidente do IGL; e Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura, presidente-executivo da ABPA.

Já o painel Custo da Produção e Produtividade teve coordenação de Ernani Polo, com palestras de Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag; Guinter Frantz, presidente do Irga; Paulo Pires, presidente da Fecoagro; e Antônio da Luz, economista chefe do Sistema Farsul.

Assessoria de Comunicação SDR

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação