Ordenha robotizada em condomínios leiteiros ganha força no Estado
Publicação:

A união de pequenos produtores num modelo associativo de produção leiteira com ordenha robotizada ganha força no Rio Grande do Sul, colocando o Estado na vanguarda no sistema de condomínios leiteiros da América Latina. Com investimento de R$ 5 milhões, a Dália Alimentos inaugurou nesta terça-feira (27/09) o Condomínio Leiteiro União do Vale, constituído por 13 produtores associados dos municípios de Arroio do Meio, Progresso, Travesseiro e Forquetinha. O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, representou o governador José Ivo Sartori na solenidade, realizada na comunidade de Passo do Corvo, distante cerca de sete quilômetros da sede do município de Arroio do Meio.
O condomínio União do Vale é o terceiro de um total de quatro empreendimentos construídos pela Dália Alimentos – os outros projetos ficam em Nova Bréscia, Roca Sales (já inaugurados) e Candelária (em obras). O empreendimento ocupa uma área com 4,7 hectares e deverá alojar 262 animais. O investimento é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O condomínio dispõe de alta tecnologia, contando com três robôs da marca DeLaval VMS na ordenha diária das vacas.
O primeiro condomínio, batizado de Condomínio dei Produttori Di Latte Brescia, foi inaugurado em dezembro passado, em Linha Tigrinho Baixo, município de Nova Bréscia. O segundo na concepção tecnológica que substitui o trabalho braçal de ordenha pela automatização foi entregue pela Dália Alimentos em Linha Barão do Triunfo, em Roca Sales, no fim de junho. Naquela localidade, foi batizado de Condomínio Florença e conta com 16 produtores associados, 140 animais alojados, sendo 75 em lactação e uma média de 27 litros/leite/vaca/dia. A capacidade total para cada condomínio é de 262 animais.
O Condomínio Leiteiro União do Vale tem como membros da diretoria Eloir Lohmann, presidente; Nestor Bersch, vice-presidente; e Nelson Nicolai, tesoureiro.