Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Pesquisa aponta benefícios de vermicompostagem na fertilização de tomateiros

Publicação:

Dois pesquisadores analisam pés de tomateiro em estufa protegida
Para o estudo, duas variedades de tomateiro passaram por cinco tratamentos diferentes
Por Elaine Pinto

A vermicompostagem – ou húmus de minhoca – pode substituir até 50% de fertilizantes minerais na cultura do tomateiro, promovendo florescimento precoce e aumento de produtividade. Essa é a conclusão de um estudo coordenado pela pesquisadora Gerusa Pauli Kist Steffen, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DDPA/Seapdr), com recursos da Fapergs. Os resultados foram publicados num boletim técnico, disponível no site da secretaria.

Para a pesquisa, foram utilizadas duas variedades híbridas de tomate, Tinto e Absoluto, que passaram por cinco tratamentos diferentes em cultivo protegido, com vermicomposto misturado ao fertilizante mineral nas proporções de 0, 10, 20, 40 e 50%. A produtividade dos tomateiros foi determinada através da contagem do número de frutos e do valor de massa fresca média e total de frutos maduros por planta. Os tomateiros que receberam o tratamento de vermicomposto em 40 e 50% da adubação mineral tiveram florescimento e frutificação precoce, com frutos maduros com maiores valores médios de massa fresca e produtividade total por planta.

01
As pesquisadoras Gerusa Steffen e Rosana de Morais

“Escolhemos trabalhar com o tomateiro pela importância que a cultura representa no estado e no país, e por ser uma das hortaliças mais exigentes em adubação, o que eleva muito os custos de produção. A economia proporcionada pela substituição parcial da adubação mineral pela orgânica pode ser expressiva, especialmente se o agricultor produzir o vermicomposto em sua propriedade”, destaca Gerusa. Segundo cálculos da pesquisadora, com base na recomendação atual do manejo de fertilização para a cultura do tomateiro, a substituição de 50% da fertilização mineral pelo uso de vermicomposto representaria redução média de 750 a mil quilos de fertilizantes minerais por hectare no Estado.

A pesquisadora também aponta para a necessidade de não se apoiar exclusivamente na fertilização mineral, mesclando com fertilizantes orgânicos como o vermicomposto. “Estes fertilizantes orgânicos contêm microrganismos benéficos que auxiliam na disponibilização de nutrientes para as plantas e no controle de pragas. Além disso, há de se considerar que o uso intensivo de fertilizantes minerais pode causar alguns efeitos indesejados e prejudiciais ao desenvolvimento das plantas, tais como a salinização do solo”, alerta.

"A pesquisa agropecuária é de suma importância para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção, e o uso de fertilizantes orgânicos  é um alternativa importante, conforme mostra a pesquisa", diz o secretario Covatti Filho.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação