Pesquisador do IPVDF é eleito para a Academia Brasileira de Ciências

reck foto divulgação
José Reck. Foto: Divulgação
Por Darlene Silveira

O trabalho de investigação sobre as características dos carrapatos no Rio Grande do Sul, tanto nos bovinos como nas espécies silvestres do Bioma Pampa, rendeu ao pesquisador José Reck a indicação à Academia Brasileira de Ciências (ABC). O médico veterinário, que atua no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal (IPVDF), do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) desde 2011, foi eleito membro afiliado da ABC, representando a região Sul do Brasil, na última segunda-feira (4/12). A cerimônia de diplomação será associada a simpósio científico e ocorrerá na segunda quinzena de outubro de 2024.

“Foi uma grata surpresa. A indicação me deixou muito honrado e emocionado. É um reconhecimento incrível, que mesmo com muito otimismo é difícil de imaginar”, disse Reck com alegria. “É um grande estímulo a continuarmos trabalhando e divulgando o que fazemos em nossa instituição. Temos uma ação única aqui, pois fazemos ciência aplicada estando muito próximo ao campo e à sociedade”.

O pesquisador foi o único eleito oriundo de uma secretaria estadual. “Trabalhar em uma instituição dessas é um diferencial, pois a maior parte da pesquisa científica no Brasil é feita por universidades”, explicou. “Mas existem diversos outros atores neste cenário, e nossa posição dentro do sistema de defesa nos deixa em uma situação muito próxima aos problemas e com maior facilidade de aplicar as soluções. Creio que isso é um ponto positivo e que pode estimular o reconhecimento deste trabalho feito fora das universidades”, pontuou Reck.

Segundo ele, a participação na Academia não se dá por candidatura, mas por indicação dos membros e eleição pelos pares. A ABC foi fundada em 1916 e é uma entidade que agrega cientistas de todo o Brasil, reconhecidos por seus trabalhos técnicos e científicos e pela promoção e divulgação da ciência.

Minicurrículo

Reck possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Realizou mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular também na mesma universidade. Desde 2011 é pesquisador do Laboratório de Parasitologia do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), vinculado à Seapi.

Desenvolve atividades de diagnóstico e pesquisa em doenças parasitárias e zoonóticas de animais. Coordena projetos de pesquisas aprovados pelo CNPq, Fapergs, Capes e empresas privadas, com ênfase na ecoepidemiologia de carrapatos e de epizootias em reservatórios silvestres. É associado e membro da direção do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV) e associado e membro do grupo de trabalho em "wildlife diseases" da The Wildlife Society (TWS). É orientador e ex-coordenador (por oito anos) do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal (PPGSA) do IPVDF.