Pinheiro Machado é o sexto município a contar com Inspetoria Veterinária remodelada
Publicação:

O município de Pinheiro Machado é o sexto do Estado a receber a remodelação das instalações da Inspetoria Veterinária, dentro do projeto do Governo do Estado de modernizar e padronizar o atendimento em todas 248 unidades sanitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. O ato de entrega ocorreu nesta sexta-feira, em solenidade coordenada pelo secretário Luiz Fernando Mainardi, que contou com as presenças do atual prefeito José Antonio e do futuro, Felipe da Feira, além de lideranças políticas da região, representantes de entidades ligadas ao meio rural e funcionários do Estado.
Antes de Pinheiro Machado, já haviam inaugurado as novas estruturas os municípios de Irai, Seberi, Bagé, Viamão e Rio Pardo. O objetivo do projeto é entregar aos produtores rurais um novo ambiente de relação com o Governo do Estado, agregando conceitos como comodidade, privacidade e acessibilidade, em diálogo com o avanço tecnológico que vem sendo implementado e que hoje permite ao produtor consultar o saldo de suas propriedades e confirmar compras através da internet. O próximo passo será liberar a emissão de Guias de Trânsito Animal também pela rede mundial.
O município pertence à região de Pelotas do Departamento de Defesa Agropecuária, que compreende 17 inspetorias que atendem a 46 mil produtores em 24 cidades, onde estão 1,9 milhão de bovinos, representando 12% do rebanho gaúcho, 750 mil ovinos, correspondendo a 17% do rebanho gaúcho.
O secretário Mainardi disse que esta iniciativa, integrante de um projeto maior de revitalização de todo o sistema de defesa sanitária, materializa o respeito que o Governo do Estado tem para com o produtor rural. Ele, que já possuiu negócios rurais no município, disse que o sistema anterior, em que os registros das propriedades eram feitos em fichas, rasgadas sempre em que era necessária atualização de dados, não oferecia nenhuma segurança ao Estado e aos produtores.
Depois de recordar que Pinheiro Machado foi palco para o anúncio do primeiro programa lançado pelo governador Tarso Genro, o Mais Ovinos no Campo, em 28 de janeiro de 2011, informou que, a partir daí, foi possível, entre outras coisas, aumentar em cerca de 10% o rebanho ovino do Rio Grande do Sul. “Em primeiro de dezembro de 2010 tínhamos 3.633 mil cabeças. Na mesma data, neste ano, chegamos a um estoque de 3.930 mil unidades, o que é um avanço significativo”, comemorou o secretário.
O supervisor regional do DDA, Mario Schuster, disse que as inspetorias promovem a sanidade animal e, desta forma, são fundamentais para que o estado continue produzindo alimentos de qualidade, permitindo o fortalecimento econômico do Rio Grande do Sul, um estado exportador.
Já o chefe em exercício da IVZ local, Gaspar Pedroso, disse que as novas instalações deixam os funcionários “faceiros”, pois possibilitarão um melhor atendimento aos produtores locais.
Mais notícias
- "Precisamos manter a saúde do animal para poder gerar a produção de leite que nós temos aqui no RS", destacou Gabriel
- Tradicional banho de leite na Fenasul Expoleite
- Capa V Forum Aftosa
- Subsecretário de Irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Paulo Salerno, apresenta programa Irriga+ RS