Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Pintura vencedora do Concurso em homenagem aos 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil já está na SEAPDR

Publicação:

obra
Foto: Ascom/SEAPDR
Por Darlene Silveira

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, fez, nesta quarta-feira (24), o descerramento da pintura vencedora do Concurso em homenagem aos 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, realizado no ano passado. A obra “Uma história de Luta e Trabalho”, de Jackson Brum, será exibida permanentemente na sede da Secretaria, em Porto Alegre. O artista visual será convidado a assiná-la nos próximos dias. Não houve solenidade devido à pandemia do novo coronavírus.

Acompanharam o evento o diretor administrativo da SEAPDR, Romano Scapin; o secretário-adjunto Luiz Fernando Rodriguez Junior; e a assessora da diretoria administrativa Karen Silveira. "Esta obra de arte eterniza a força da nossa agricultura e valoriza a cultura do Rio Grande do Sul”, destacou Covatti Filho.

O concurso foi realizado com o objetivo de premiar os melhores artistas nas categorias “Pintura” e “Escultura-Símbolo” e contou com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

A obra

“Uma história de Luta e Trabalho” foi feita com a técnica de tinta spray e possui 4,15 metros de altura e 2,90 metros de largura. O artista procurou representar de forma poética e sugestiva o universo rural  gaúcho. Partindo da ideia de que “uma imagem vale muito mais que mil palavras” e somando à história de uma cultura que   se constrói a partir de muita luta e trabalho, criou uma composição que possibilita inventar histórias diversas, a partir da ótica do ouvinte.  

“Temos símbolos do Estado como quero-quero, chimarrão, gaúcho, cavalo e outros mais que reforçam o tema do concurso, que são: o boi, a vaca, o canto, o trigo, a lavoura, a macela, a ovelha, o João-de-barro. Tudo isto vem conectado por uma escrita sugestiva reforçando essa história que continua no processo de construção”, explica Brum.  

Segundo o artista, o trabalho procura dar importância aos elementos da tradição gaúcha. “A pintura com tinta spray reforça ainda mais essa essência de construção, por ter na imperfeição dos traços a força necessária para o trabalho”.

Sobre o artista

O artista visual Jackson Brum é designer gráfico por formação (UniRitter/RS), possui pós-graduação em Design de Interiores e em Educação Popular e Movimentos Sociais. É bailarino e artista urbano há mais de 25 anos. Conquistou o Prêmio Açorianos de Dança em 2016. Como grafiteiro, já levou sua arte para as principais capitais brasileiras, além de países como Alemanha, França, Polônia, Holanda, Espanha, Portugal e Itália.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação