Plantadores de acácia sem mercado decidem formar associação
Publicação:
Os cerca de cinco mil agricultores que plantaram acácia de forma independente, especialmente na Metade Sul do Estado, enfrentam dificuldades para vender a produção. Pelo menos 50% dos 150 mil hectares ocupados encontram-se em ponto de corte e os valores oferecidos pelas duas empresas compradoras que operam no mercado regional não satisfaz aos produtores.
O problema motivou reunião do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, com um grupo de representantes dos plantadores, neste final de semana, em Bagé. Um dos principais encaminhamentos foi a formação de uma entidade que represente os interesses do segmento.
Além disso, conforme Mainardi, o governo do Estado, em gestões a serem lideradas pela Secretaria da Agricultura e pela Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento vão intensificar contatos em busca de mercado para esta produção, não estando descartada a possibilidade de venda para compradores da Alemanha.
Para o médio e longo prazo, deve ser construído um projeto que possibilite o beneficiamento da acácia aqui no Rio Grande do Sul, visando uma melhor remuneração aos produtores e agregação de valor ao produto.