Polícia Civil deflagra a Operação Colônia em Bagé e região

Atividade tem apoio da Secretaria da Agricultura

polcia civil 6983
As diligências foram realizadas em Bagé, Lavras do Sul, Hulha Negra e Aceguá. Foto: Divulgação/Seapdr
Por Jornal Minuano

A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Bagé (Decrab/Bagé) desencadeou, nesta quinta-feira (30), a Operação Colônia, considerada, por eles, uma das maiores dos últimos anos relacionada ao abigeato. Ao todo, foram apreendidos 731 animais bovinos e 80 ovinos. Também foram recolhidas diversas armas de fogo, munições, telefones celulares e documentos. As diligências foram realizadas em Bagé, Lavras do Sul, Hulha Negra e Aceguá. A operação, que tem o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), levou o nome de Colônia por ter iniciado após um furto de 34 animais bovinos de alta genética, na localidade da Colônia, interior do município Aceguá. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em várias propriedades rurais que estão sob responsabilidade dos investigados. Sete integrantes do bando foram presos. Desses, dois por conta de prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário de Bagé e cinco em flagrante pelos crimes de abigeato, organização criminosa, posse irregular de arma de fogo, crime ambiental e falsidade ideológica.

Conforme as investigações, o bando fraudava lançamentos nos sistemas informatizados da Seapdr. O objetivo seria maquiar estoques em postos estratégicos. Em uma das propriedades inspecionadas, numa área com 25 hectares, constava a existência de 325 animais bovinos lotados, porém, na operação, os policiais não encontraram nenhum no local. Em outras propriedades, mais de 200 animais no campo, ao passo que, nos estoques do sistema de Defesa Agropecuária o saldo era zero.

Segundo a Decrab/Bagé, tais práticas ocorriam porque os investigados usavam notas e guias com origem falsas, muitas vezes para movimentar animais furtados de um local para outro. Dessa forma, poderiam ter animais com origem desconhecida em propriedades que não seriam inspecionadas, pois não existiam perante à fiscalização.

No curso das investigações, em uma das propriedades rurais dos investigados, na localidade do Espantoso, divisa entre os municípios de Bagé e Aceguá, em junho, os policiais da Decrab/Bagé encontraram, em meio a brincos de gado queimados, alguns em bom estado de conservação. Na sequência, constataram que os brincos localizados pertenciam a um lote de animais rastreados e que haviam sido furtados alguns meses antes. O furtou gerou prejuízo na ordem R$ 120 mil a um produtor de Aceguá. As investigações apontam que os animais foram carregados para frigorífico.

Conforme os policiais, ainda existem outras diligências a serem realizadas, contudo destacam o êxito do trabalho ao serviço integrado entre os órgãos de segurança e fiscalização.

O inquérito policial que apura os fatos deverá ser encaminhado ao Poder Judiciário no prazo legal. Os presos foram todos encaminhados ao Presídio Estadual de Bagé.

A investigação foi realizada pela Decrab/Bagé, e a operação contou com o apoio da Decrab/Santiago, Decrab/Cruz Alta, Delegacia de Polícia de Dom Pedrito, Delegacia de Polícia de São Gabriel, Delegacia de Polícia de Candiota, Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado, Deam/Bagé, DracoO/Bagé, 1º DP/Bagé, 2º DP/Bagé, Delegacia Regional de Bagé, Delegacia Regional de Santana do Livramento, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Brigada Militar e Fiscais da Prefeitura Municipal de Aceguá.