Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Prato para Todos promove encontro de avaliação do programa

Publicação:

Programa atende 40 mil pessoas por mês, de 350 entidades e 14 fazendas de dependentes
Programa atende 40 mil pessoas por mês, de 350 entidades e 14 fazendas de dependentes - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Depoimentos emocionados e de gratidão marcaram a apresentação do primeiro relatório de avaliação do programa Prato para Todos, iniciativa social que envolve o governo do Estado, por meio da Ceasa, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com Sesc/Fecomércio-RS e a empresa Seven Boys. O ato ocorreu nesta quarta-feira (3), no auditório do Sesc, em Porto Alegre, com presenças do governador José Ivo Sartori; da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; do secretário da SDR, Tarcisio Minetto; do presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira; do vice-presidente da Fecomércio-RS, Levino Crestani; e do adjunto da SDR, Iberê de Mesquita Orsi, além de representantes de instituições sociais, voluntários, produtores e atacadistas da Ceasa.

Mensalmente, o programa tem atendido 40 mil pessoas, de crianças a idosos. Esse público é atendido por 350 entidades, 14 fazendas de recuperação de dependentes químicos e 180 famílias que vivem no entorno da Ceasa. Conforme o balanço apresentado por Teixeira, somente no primeiro semestre de 2016 o Prato para Todos doou 720 toneladas hortigranjeiros, 41 mil toneladas de pães e 6 toneladas de farinha de soja, por meio de convênios com empresas cadastradas. A partir do próximo mês, haverá doações de feijão, arroz e leite em pó da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Missão de solidariedade

Em seu pronunciamento, o governador Sartori destacou que o Prato para Todos incentiva a solidariedade entre as pessoas. "A iniciativa não é apenas uma política pública. É o cumprimento de uma missão humana, de quem se compadece com a fome, que ainda existe. É a solidariedade materializada", afirmou.

Para a secretária Maria Helena Sartori, a sociedade e o governo têm papel fundamental na luta contra a fome e pela inclusão social e destacou a importância das instituições e dos voluntários no programa. "As entidades e as pessoas que fazem parte deste programa são multiplicadoras de novos hábitos de aproveitamento de alimentos, de combate ao desperdício e de crescimento pessoal e econômico", lembrou.

Programa transforma vidas

O secretário Minetto destacou que o trabalho do presidente da Ceasa e de sua diretoria estão sendo fundamentais para o sucesso da iniciativa, que foi lançada em outubro de 2015. “Este programa transforma a vida das pessoas, por meio da atuação das entidades participantes e do trabalho da equipe da Ceasa. Em nossa secretaria vamos continuar trabalhando sempre olhando o lado social”, destacou Minetto.

Além do aspecto nutricional, com a doação dos excedentes de frutas e legumes da Ceasa, o Prato para Todos tem viés educacional. Por meio de um ônibus-escola equipado com cozinha, nutricionista do Sesc realizam cursos de aproveitamento integral dos alimentos nas entidades sociais. De novembro de 2015 a agosto de 2016, foram 35 oficinas, percorrendo 22 bairros da Capital. A previsão é chegar ao final deste ano com 1,6 mil pessoas capacitadas. O projeto também conta com 280 pessoas que atuam de forma voluntária e, ao final do dia, levam ranchos para as fazendas de recuperação onde moram.

O evento também teve a participação de 300 entidades beneficiadas pelo programa. "É gratificante quando vemos as crianças carregando suas sacolinhas, enquanto aguardam para receber um pequeno rancho que conseguimos fornecer", disse Gisele Melo, representante do Projeto Surfar.

Veja neste link o vídeo produzido pela TV Piratini.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação