Previsão do tempo indica chuva e frio para a próxima semana
Publicação:

A previsão para os próximos dias indica chuvas irregulares e de baixo volume em algumas áreas do Rio Grande do Sul. Isso é o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 20/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Nesta sexta-feira (16/05), a atuação de um sistema de alta pressão manterá o tempo estável em praticamente todo o estado e sem previsão de chuvas significativas. Amanhã (17/05), a formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa, poderá provocar chuva fraca a moderada, em pontos isolados, nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Sul, Litoral Sul, Missões e Central. No entanto, na maior parte do estado, o tempo seguirá firme, sem previsão de precipitações relevantes. As temperaturas apresentarão um leve e gradual aumento até o domingo (18/05) em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, com maiores valores previstos para as regiões da Fronteira Oeste, Missões e Metropolitana.
No final de semana ainda poderão ocorrer chuvas em pontos isolados em algumas áreas, especialmente na porção sul do estado. Na segunda-feira (19/05) e terça- feira (20/05), o avanço de uma frente fria poderá alterar significativamente as condições do tempo. Há previsão de chuva em grande parte do território gaúcho, com possibilidade de chuva moderada a forte na terça, principalmente nas regiões das Missões, Central, Campanha e Sul. Para a quarta-feira (21/05), os volumes de chuva tendem a ser um pouco menos expressivos do que na terça-feira, concentrando-se principalmente nas regiões Norte, Serra e Campos de Cima da Serra. Na terça e quarta- feira, poderá ocorrer uma queda acentuada nas temperaturas, com menores valores previstos para as regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Fronteira Oeste, Campanha e Sul.
O prognóstico indica a ocorrência de chuvas mais significativas para os dias 20/05 e 21/05. Os acumulados podem ultrapassar os 50 mm em pontos isolados das regiões da Fronteira Oeste, Missões e Campanha. Nas demais localidades, os volumes devem variar entre 5 mm e 50 mm ao longo do período, com valores menos expressivos para a porção norte do estado.