Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Programa Bolsa Juventude Rural divulga nomes de candidatos habilitados e abre prazo para recurso

Publicação:

Com a bolsa, Renata Lima, de Volta do Barreto, construiu galinheiro para ampliar produção de ovos
Com a bolsa, Renata Lima, de Volta do Barreto, construiu galinheiro para ampliar produção de ovos - Foto: Divulgação/Seapdr

O programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), recebeu a inscrição de 1.169 jovens estudantes este ano. A lista publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial do Estado apresenta os nomes dos candidatos habilitados, inabilitados e daqueles que não se enquadram nos requisitos definidos pelo programa. O número de inscritos é 1,4% maior do que em 2019, quando 1.152 jovens buscaram o apoio do Estado para manter os estudos e desenvolver projetos produtivos nas propriedades da agricultura familiar.

A partir da publicação no DOE, os estudantes têm prazo de cinco dias úteis para recorrer, no site do programa. A lista de candidatos pode ser conferida neste arquivo: Bolsa Juventude Rural - DOE 13/10/2020 (.pdf 479,73 KBytes) 

São 471 bolsas disponíveis no valor de R$ 200 mensais, pagas por um período de 10 meses. A contratação é feita por meio do Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), com recursos do Estado, operados pelo Badesul.

O programa

O programa prevê 200 bolsas para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 15 e 29 anos.

O auxílio é pago a alunos matriculados em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário que trabalham com a pedagogia de alternância. Esta pedagogia prevê que o aluno fique 1 semana na escola e 1 semana em casa. Entre 80 e 90% dos jovens que estudam nestas escolas permanecem no campo, garantindo a sucessão rural.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação