Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Programa da SDR entrega um viveiro de piscicultura a cada 2,3 dias

Publicação:

Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pela SDR, concluiu 245 viveiros, dentro de uma meta de 458 unidades.
Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pela SDR, concluiu 245 viveiros, dentro de uma meta de 458 unidades.
Por Nathalie Sulzbach - Ascom SDR

Desde o começo de 2016, o governo do Estado entregou um viveiro de piscicultura a cada 2,3 dias. Neste período, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) executou ações do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e concluiu 245 viveiros, dentro de uma meta de 458 unidades. “Acreditamos que a piscicultura deve ser inserida na propriedade rural como mais uma alternativa de renda dos agricultores familiares”, afirma o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

Os projetos dos viveiros são elaborados pelos extensionistas da conveniada Emater, que também prestam assistência técnica durante a execução do projeto e quanto aos procedimentos básicos para a criação. Os agricultores recebem informações sobre sistemas de cultivo, principais espécies de peixes e seus hábitos alimentares, qualidade da água, alimentação natural e artificial, procedimentos de despesca de viveiros e adequação de instalações. Desse modo, os viveiros poderão servir como unidades de referência tecnológica para os demais agricultores familiares que quiserem aderir ao programa. “Assim, os produtores estarão capacitados para adotar novas tecnologias e desenvolver ainda mais a cadeia produtiva da piscicultura”, completa Minetto.

Modo de ação

 O programa é executado em duas frentes. A primeira delas prevê a implantação de 378 viveiros e consiste na assinatura de termos de cooperação pelo qual a SDR cede maquinário para a prefeitura, que fica responsável pelo fornecimento de combustível, operador e manutenção da máquina.  

Na segunda frente, a SDR contratou uma empresa, por meio de licitação, para a construção de 80 viveiros, com custo estimado em R$ 360 mil, provenientes de dotação orçamentária própria. A partir de julho, a empresta contratada pela SDR passou a operar com duas escavadeiras hidráulicas. Os municípios que serão beneficiados com os 80 viveiros serão Progresso, Boqueirão do Leão, Candelária, Faxinal do Soturno, Marques de Souza, Progresso, Roca Sales e Rolante, além de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul, onde 13 viveiros já foram concluídos.

Os beneficiários são selecionados em reuniões do Conselho Municipal de Agricultura ou Desenvolvimento Rural dos municípios, nos quais são analisados a disponibilidade de local e se há condições adequadas a implantação do viveiro de piscicultura, entre outros.

O Programa Integrado de Pesca e Aquicultura tem como objetivo apoiar a pesca artesanal e a aquicultura e promover a popularização do consumo de peixe no Rio Grande do Sul, através de iniciativas de apoio à comercialização e incremento da produtividade e da produção sustentável de pescado.

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação