Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Projeto piloto do Programa Sentinela é lançado em Jaguarão

Ações vão até o dia 24 de junho

Publicação:

Secretário Covatti Filho participa de lançamento do Programa Sentinela, em Jaguarão
Secretário Covatti Filho participa de lançamento do Programa Sentinela, em Jaguarão - Foto: Émerson Foguinho/Seadpr

O projeto piloto do Programa de Vigilância Sanitária Animal de Fronteira - Sentinela, foi lançado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em cerimônia no auditório do Porto Seco de Jaguarão. Participaram do evento representantes da Brigada Militar, Exército, Polícia Civil, prefeitos da região, produtores rurais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da administração do Porto Seco.

"Vamos fortalecer a fiscalização nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai e a Argentina e, assim, garantir maior proteção ao nosso rebanho. É mais um grande passo para alcançarmos o nosso objetivo que é tornar o Estado livre de aftosa sem vacinação", afirma o Secretário Covatti Filho.

E simultâneo ao lançamento, a operação de monitoramento das fronteiras já estava em andamento. O piloto do Programa Sentinela vai até o dia 24 de junho e conta com duas equipes volantes patrulhando a fronteira entre o Chuí e Dom Pedrito, numa área de 250 quilômetros.

Projeto Piloto do Programa Sentinela já em operaçãona fronteira entre Chuí e Dom Pedrito
Projeto Piloto do Programa Sentinela já em operação na fronteira entre Chuí e Dom Pedrito - Foto: Francisco Lopes/Seapdr

No primeiro dia, de acordo com Francisco Lopes, coordenador do Programa, já foram feitas barreiras, recolhimento de animais de corredor, recolhimento de produtos com temperatura imprópria para consumo e muitas ações de educação sanitária. Segundo ele, até a próxima quarta (24) já vai dar pra se ter uma ideia dos ajustes necessários para o efetivo funcionamento do Programa, marcado para o dia 08 de julho.

O Programa Sentinela conta com o apoio das forças policiais para sua operação
O Programa Sentinela conta com o apoio das forças policiais para sua operação de monitoramento na fronteira - Foto: Emerson Foguinho/Seapdr

O Programa Sentinela vai fortalecer a fiscalização dos 1.200 quilômetros de fronteira com o Uruguai e Argentina e é uma da exigências do Mapa para o mudar  o status sanitário do Estado.  Para mais informações do Programa, clique aqui.  

Programa Sentinela vai atuar em 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina
Programa Sentinela vai atuar em 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina - Foto: Francisco Lopes/Seapdr

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação