Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Projeto-piloto sobre a mosca da bicheira no Rio Grande do Sul é tema de palestra no Mato Grosso do Sul

Publicação:

A experiência brasileira na dispersão de insetos estéreis para o controle da mosca da bicheira é o tema da palestra que o médico veterinário Joal Pontes, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) irá ministrar no dia 12 de outubro, em Campo Grande, MS, durante o 16º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Na oportunidade, o técnico da Seappa apresentará o Projeto Demonstrativo da Viabilidade de Controle e Lançamento de Base Futura para Erradicação da Mosca da Bicheira, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa).

De acordo com Pontes, o trabalho desenvolvido na fronteira do Brasil e Uruguai é pioneiro na América do Sul. “Países como Estados Unidos e México já erradicaram o inseto, e queremos que isso se efetive aqui também, o que facilitaria o manejo dos animais, beneficiando principalmente os produtores”, explica. A palestra compõe o painel Situação Atual e Perspectivas de Pesquisas sobre Cochliomyia hominivorax (a mosca da bicheira), que tem também a participação de técnicos norte-americanos. O encontro é uma oportunidade para que as técnicas e os manejos utilizados durante a aplicação do programa no Rio Grande do Sul, bem como os resultados obtidos sejam analisados e discutidos por esses profissionais que já obtiveram êxito na erradicação da doença.

O congresso ocorre de 11 a 15 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo daquela cidade e terá palestras de técnicos de diversas instituições brasileiras, como USP e UFRRJ. Do RS, apenas Joal Pontes e o professor da UFSM , Rudi Weiblen.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação