Projeto vai promover os Vinhos da Campanha Gaúcha
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O governo do Estado, em conjunto com o Fundo para o Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), vai investir cerca de R$ 1 milhão de reais na promoção da uva e do vinho produzidos na região da campanha gaúcha. O projeto, que dá início à ofensiva de posicionamento e consolidação dos produtos desta região, foi lançado na manhã desta segunda-feira, em Bagé, pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.
Os recursos utilizados são provenientes da arrecadação que o Estado faz junto à indústria vinícola e que são destinados ao Fundovitis. No início da gestão Tarso Genro, o governo liberava apenas 25% do que arrecadava para investimentos diretos na cadeia produtiva, mediante repasses ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O percentual subiu para 50%, o que assegurou mais de R$ 10 milhões de reais para aplicação em ações de divulgação e fortalecimento do setor.
“Agora, conseguimos sensibilizar o governador Tarso Genro, que autorizou o repasse de pelo menos mais R$ 7 milhões de reais para colocarmos em prática outros programas que potencializam o setor vitivinícola, o que acontece pela primeira vez desde a criação do Fundovitis”, explicou Mainardi. Entre as novas iniciativas estão convênio com a Unipampa, para a instalação de um parreiral no Campus de Dom Pedrito, no valor de R$ 450 mil, implantação de 120 hectares de videiras em assentamentos nos municípios de Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito e Livramento, orçado em aproximadamente R$ 3,5 milhões e R$ 550 mil para a contratação de assistência técnica junto a Emater.
No ato desta segunda-feira, o secretário da Agricultura também informou que o Governo Federal, através do Ministério do Planejamento, já autorizou o Estado a pleitear no Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) recursos, a fundo perdido, da ordem de R$ 12 milhões para investimentos na modernização do Laboratório de Referência Enológica (Laren), ligado à secretaria da Agricultura, localizado em Caxias do Sul.
Vinho da campanha
De acordo com Mainardi, o projeto de promoção dos Vinhos da Campanha Gaúcha surge com a proposta de promover a produção regional. “Hoje, pouca gente sabe, mas produzimos cerca de 20% dos vinhos finos do Brasil, temos solo, clima e empreendedores e estamos produzindo um produto de alta qualidade”, posicionou-se o secretário da Agricultura, destacando que é preciso dar conhecimento desta realidade ao mercado.
O presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Adelino dos Santos, depois de acentuar a excelência da produção de vinhos da campanha gaúcha, disse que o convênio vem preencher uma lacuna até então existente. “Precisamos divulgar as qualidades da nossa produção”, concluiu.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, falou das lutas que a entidade vem travando junto ao Congresso Nacional, relacionadas com a carga tributária imposta ao setor, reconheceu o crescimento da produção de vinho de qualidade na Campanha do Rio Grande do Sul.
O representante da Associação dos Produtores de Vinhos da Campanha Gaúcha, Giovane Silveira, garantiu que a medida prepara a região para se consolidar como um novo polo vitivinícola e que prepara as condições para dar início às atividades do enoturismo.
O convênio
Os recursos serão utilizados para promover a produção da região, através de campanhas publicitárias, a serem veiculadas em TV, Rádio, Jornal e outdoors, e de web-marketing,bem como para treinar e capacitar 600 garçons e 100 promotores de vendas de bares e restaurantes para o trabalho com o vinho e espumantes produzidos na Campanha, bem como a realização do IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul.