Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Defesa Agropecuária faz recomendações para eventos oficiais, feiras e remates

Publicação:

Remates, feiras e leilões para comercialização de animais estão proibidos por enquanto
Remates, feiras e leilões para comercialização de animais estão proibidos por enquanto - Foto: Fernando Dias/Seapdr

Os meses de abril e maio se caracterizam pelo grande número de eventos oficiais, feiras e remates. Em abril, são 43 eventos comerciais oficializados pelo Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com regramento sanitário específico. No mês de maio, são 29. Este período também se caracteriza pela grande comercialização de bovinos, com idade até 12 meses, em eventos oficializados ou não.

Existe ainda um número expressivo de eventos comerciais não oficializados como remates, feiras e leilões, que são cadastrados no Sistema de Defesa Agropecuária para sua realização.

O Departamento de Defesa Agropecuária, através do Serviço de Exposições e Feiras, informa que neste momento não existe qualquer impedimento de ordem sanitária para a realização de eventos de comercialização de animais no Rio Grande do Sul.

Mas em função da pandemia ocasionada pelo coronavírus, foi publicado o Decreto 55.154, de 01-04-2020, que em seu artigo nº 6 diz que “fica proibida a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado com aglomeração de mais de 30 pessoas”. Desta forma os eventos como remates, feiras e leilões para comercialização de animais se enquadram neste artigo.

Já em relação aos eventos do calendário oficial de Exposições e Feiras, a Secretaria informa que manterá o caráter oficial dos mesmos, independente e alteração de data. Caso o promotor do evento deseje desoficializar o evento, deverá solicitar à Seapdr.

Uma alternativa é usar a tecnologia para realização de eventos virtuais, onde se obtém ganhos na gestão do tempo, encurtam-se as distâncias e se reduzem custos como transporte e diminuição da perda de peso dos animis pelo manejo. Esta ferramenta quando bem usada proporciona bons resultados tanto para o comprador como para o vendedor. 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação