Regional de Santa Maria oferece treinamento sobre vigilância e controle de doenças em ovinos

Tratamento da piolheira integrou a programação da parte prática
Tratamento da piolheira integrou a programação da parte prática - Foto: Gisane Lanes de Almeida

A Supervisão Regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) ofereceu a 26 servidores – médicos veterinários e técnicos agrícolas – treinamento de capacitação sobre ações de vigilância e controle de doenças regulamentadas pelo Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso). A atividade ocorreu nesta segunda e terça-feira (20 e 21/06), com organização do Setor de Educação Sanitária da Supervisão Regional e apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O treinamento abordou a parte teórica, com revisão sobre as doenças regulamentadas pelo Proeso, como sarna, piolheira e brucelose ovinas. “Também abordamos doenças que acometem ovinos, mas que fazem parte de outros programas sanitários, como a febre aftosa, a raiva herbívora e scrapie”, detalha a supervisora regional Gisane Lanes de Almeida.

Na parte prática, realizada no setor de ovinocultura da UFSM, os servidores observaram abordagens adequadas para inspeção geral e contenção de ovinos, diagnóstico clínico de epididimite ovina, tratamento da sarna e piolheira ovinas, além de técnicas para colheita de amostra de sangue desses animais.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, e o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria, Fernando Groff.