Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Representante da Embrapa acompanha aplicação de recursos do PAC na Fepagro

Publicação:

20130708191253img-7758.jpg
Diretor elogia ações do governo do Estado no fortalecimento da pesquisa agropecuária - Foto: Vilmar da Rosa

 

Na manhã de hoje (8), o secretario adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, recepcionou o coordenador do Departamento de Convênios e Empréstimos da Embrapa, José Eden de Medeiros em visita à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Durante toda esta semana, Medeiros realiza a missão de acompanhamento e fiscalização dos convênios de cooperação técnica e financeira do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Embrapa, referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010. Através do repasse de recursos do PAC, os convênios visam o fortalecimento das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas).

Desde 2008, a Fepagro já recebeu cerca de 13 milhões do convênio para o melhoramento dos centros de pesquisa e o desenvolvimento de projetos. Conforme Medeiros, esse acompanhamento acontece periodicamente e serve para a verificação da documentação de suporte à execução de convênios, com o objetivo principal de observar o cumprimento das metas e o retorno que a instituição está dando ao Estado. “O Rio Grande do Sul vem se preocupando com os centros de pesquisa, novos pesquisadores foram contratados e há investimentos visíveis na área. Podemos perceber que o governo está motivado a investir em pesquisa”, constata Medeiros.

Segundo o secretário adjunto da Agricultura, o repasse de recursos do PAC Embrapa deu condições à Fepagro para a realização do concurso público de 2010 e para buscar a aprovação de projetos junto a outras instituições, como o projeto Pró-Redes que é voltado à recuperação dos centros de pesquisa e financiado pelo BNDES. Já o concurso público possibilitou a contratação de 51 pesquisadores, 25 auxiliares administrativos, 23 auxiliares de serviços complementares e sete técnicos de laboratório, preenchendo o total de 106 vagas.

As principais melhorias proporcionadas pelos recursos do PAC foram a aquisição de equipamentos de laboratório, veículos, maquinários agrícolas e conjuntos para irrigação, além da construção de cercas, estufas e de duas unidades de beneficiamentos de sementes. E, em 2012, foi aprovado o projeto para a construção do Centro de Biotécnicas Reprodutivas, em Hulha Negra que só aguarda assinatura do convênio para começar a ser executado. O investimento é de 600 mil, com a contrapartida de 150 mil por parte do Estado.

Nos dias 9, 10 e 11 serão realizadas as visitas ao Centro de Pesquisa em Florestas (Santa Maria), à Fepagro Sementes, em Júlio de Castilhos, à Fepagro Nordeste, em Vacaria e à unidade Agroindústria, localizada em Caxias do Sul.

De volta a Porto Alegre, na sexta-feira (12), Medeiros ainda visita os laboratórios e participa de uma reunião com o diretor presidente da Fepagro, Danilo Santos, para avaliação da missão.

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação