Representante do Brasil na ONU sugere criação de escritório para cooperação internacional em Porto Alegre
Publicação:

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, recebeu na tarde desta quinta-feira (29), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a visita do representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, Alan Bojanic. O objetivo do encontro foi apresentar uma proposta para a criação de um escritório destinado à cooperação técnica do Estado com outros países.
Segundo Bojanic, trata-se de uma "ideia embrionária". "Nossa proposta é estabelecer um espaço no Rio Grande do Sul para o treinamento técnico, apresentação de tecnologias, principalmente as aplicadas ao meio rural", explicou.
O representante adianta que, em um mês, o projeto em si deve ser encaminhado ao secretário. "Ali vamos estabelecer quais serão seus objetivos específicos, como será financiado e qual a estrutura necessária", explicou.
Mainardi, por sua vez, avalia que a ideia é válida. "Precisamos, primeiro, ter isto no papel. Assim que chegar até mim eu encaminharei ao governador, Tarso Genro, para avaliação da possibilidade”, citou. Durante o encontro, o secretário ainda lembrou que, em recente visita à Nigéria, uma comitiva do Estado levou possibilidades de cooperação de tecnologia e conhecimento. “Contudo, em troca, buscamos intensificar o trabalho de exportação de nossos produtos. Uma coisa tem que ser desenvolvida junto à outra”, enalteceu.
Comitiva para 2014
Bojanic, na oportunidade, ainda relatou que trabalha com a meta de trazer, para a próxima edição da Expointer, um grupo de africanos até o evento. “A ideia é que eles não apenas conheçam a feira, mas também as tecnologias existentes e utilizadas no Estado e, ainda, avaliar as possibilidades de investimentos no Rio Grande do Sul”, sintetizou.
Texto: Felipe Valduga
Edição: Redação Expointer