Reunião inaugural da Câmara Temática do Mercosul e Comércio Exterior ocorre na próxima terça-feira

Exportações gaúchas do agronegócio chegam a R$ 46,4 bilhões/ano
Exportações gaúchas do agronegócio chegam a R$ 46,4 bilhões/ano - Foto: Fernando Dias/Seapdr
Por Divulgação/Seapdr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realiza na próxima terça-feira (3) a reunião inaugural da Câmara Temática do Mercosul e Comércio Exterior. O evento ocorrerá na Sala Diplomata do Hotel Embaixador, no centro de Porto Alegre, a partir das 14h.

A apresentação da Câmara Temática ficará a cargo do diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti. O secretário da Agricultura, Covatti Filho, vai falar sobre as relações de comércio exterior da agropecuária gaúcha. E o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai ser representado pelo embaixador Orlando Leite Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais.  Ele vai abordar a política de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

“A Câmara Temática do Mercosul vai ser um importante fórum de discussão, identificando gargalos nas importações e exportações e debatendo de forma permanente as transações comerciais de produtos agropecuários entre os países do Mercosul e também de outros mercados”, afirma o secretário Covatti Filho.

A Câmara Temática Mercosul e Comércio Exterior foi criada pelo Decreto nº 54.770, de agosto de 2019, e tem entre seus objetivos subsidiar políticas públicas em âmbito estadual e federal, estimular a prospecção de novos mercados, avaliar situações problemáticas, buscar soluções e antecipar-se para evitar crises e reduzir assimetrias existentes na produção, comercialização e industrialização de produtos agropecuários.

O Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro nas exportações do agro com R$ 46,4 bilhões. Entre os produtos mais exportados estão as carnes, couros, animais vivos (exceto pescados), o complexo soja e os produtos florestais.

O que: Reunião Inaugural da Câmara Temática Mercosul e Comércio Exterior

Quando: 3 de dezembro

Horário: 14h

Onde: Sala Diplomata do Hotel Embaixador, na Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro de Porto Alegre