Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Reunião na Secretaria da Agricultura com frigorífico Marfrig busca alternativas para manutenção da unidade de Alegrete

Publicação:

20150115162932dsc-0081-copia.jpg
Secretários de Estado, deputado e diretor da empresa discutem providências a serem tomadas em relação ao fechamento da Marfrig - Foto: Alexandre Farina

Possibilidade de que outro operador assuma as atividades no município está entre as propostas sugeridas

 

           Na manhã desta quinta-feira (15), foi realizada reunião, na Secretaria da Agricultura e Pecuária para discutir a situação da unidade do frigorífico Marfrig em Alegrete, que possui 640 funcionários e irá suspender as atividades a partir de anúncio realizado pela empresa esta semana. O secretário estadual de agricultura e pecuária, Ernani Polo, junto com o secretário do trabalho, Miki Breier, receberam o diretor para a região sul da Marfrig, Rui Mendonça em reunião que contou com a presenta de representantes do sindicato rural de Alegrete, Câmara Municipal, Associação de Funcionários do Frigorífico, Famurs, Confederação de Trabalhadores na Indústria Alimentar, a vice prefeita de Alegrete, Maria de  Fátíma Mucazzani e o prefeito de Rosário do Sul, Luiz Antonello. O deputado estadual Adão Villaverde também participou da reunião.

 

Mendonça reafirmou a decisão da empresa tomada ainda em setembro do ano passado pela interrupção das atividades, e, segundo ele, somente foram mantidas as atividades até o momento em função da safra que acontece nos meses de setembro a dezembro. Elencou alguns motivos, entre eles, a falta de matéria prima, o que estaria inviabilizando os trabalhos, provocando uma ociosidade nas unidades do grupo que atua em outras 3 plantas com um total de aproximadamente 4.000 funcionários diretos.Tratativas para a manutenção da empresa já haviam sendo realizadas desde o governo anterior, mas sem sucesso efetivo. O executivo elencou necessidades urgentes para fomentar a atividade do setor, como a abertura de novos mercados através de processo de identificação de origem do rebanho e a criação de nichos especiais para valorizar a carne gaúcha.

 

Foi levantada na reunião a possibilidade de que outro operador possa utilizar a unidade da Marfrig de Alegrete para manter os serviços, desta forma preservando a produtividade e os empregos. Esta proposta será levada a direção nacional da empresa por Rui Mendonça e ao governador José Ivo Sartori pelos secretários.

 

Além disso, através de considerações das entidades presentes, foi solicitada uma revisão do posicionamento da empresa de um fechamento imediato dos trabalhos na unidade de Alegrete. O secretários Ernani Polo e Miki Breier colocaram-se a disposição para continuar com as tratativas e pediram que Rui Mendonça leve a intenção de se buscar alternativas à direção nacional da Marfrig imediatamente. A empresa também colocou-se a disposição para realocar funcionários em outras unidades do grupo no RS.

 

“Fizemos um apelo, colocando o governo do Estado a disposição para encontrarmos uma solução deste problema que causa um grande impacto econômico para o Estado e também social, já que envolve centenas de famílias de trabalhadores. Vamos aguardar até a próxima semana uma resposta da direção nacional da Marfrig para verificar a possibilidade de um avanço na questão. Entendemos que o momento pode não ser favorável a empresa, mas também temos a visão de que o frigorífico, que tem uma relação muito próxima com Alegrete, poderia ser mantido através de alternativas que podem ser pensadas a partir desta reunião que tivemos”, diz o secretário Ernani Polo.

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação