Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

RS comemora dois anos de zona livre de aftosa sem vacinação com abertura de novos mercados

Certificação internacional atrai missões de diversos países

Publicação:

imagem de campo com gado e ovelhas - Guatambu 06
- - Foto: Fernando Dias/Seapi
Por Maria Alice Lussani

27 de maio de 2023. Neste dia, o Rio Grande do Sul completa dois anos de zona livre de febre aftosa sem vacinação. O status foi concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) há dois anos. Uma conquista que é fruto do esforço do poder público, entidades e setor produtivo.

De 2020, um ano antes da certificação internacional, até agora, foram diversas as ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para garantir este status, como a implantação de um programa de vigilância de fronteira que é referência nacional, o Sentinela, o programa Guaritas, que faz a vigilância em 97 municípios da fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, e ações de vigilância ativas e passivas.

Os dados revelam este empenho. A vigilância ativa para febre aftosa registrou de 2020 até março de 2023 um total de 19 mil fiscalizações em propriedades, 92.352 fiscalizações em barreiras de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos, com 180 apreensões, 1.600 barreiras e 15,92 mil veículos fiscalizados. Entre os produtos inspecionados estão carnes, couros, derivados lácteos, leite, ovos, embutidos, subprodutos e vísceras.

No caso do Sentinela, foram quase 84 mil bovinos fiscalizados, 918 barreiras e mais de 170 mil quilômetros de fronteira com Argentina e Uruguai percorridos. O Guaritas, só em 2022, percorreu 22 mil quilômetros, fiscalizando 1982 veículos, 9.300 produtos e instalando 123 barreiras.

“O certificado internacional é algo a ser comemorado, principalmente pelas possibilidades que se abrem de novos mercados internacionais para os nossos produtos. Além disso, esse é um resultado sustentado pela cadeia produtiva, mas também pela expertise do serviço de vigilância animal do Rio Grande do Sul que é referência no país em muitas áreas”, destaca o secretário da Agricultura, Giovani Feltes.

“É uma certificação que confirma que o Serviço Veterinário tem algo diferente, ele entra para o seleto grupo que é o circuito não aftósico. Cada ano que a gente consegue ter a sustentação da manutenção do status, manter os nossos rebanhos sadios, livres de enfermidades, é muito gratificante. É um reconhecimento onde todo o estado do Rio Grande do Sul deve se sentir pertencente”, afirma Rosane Collares, diretora do Departamento de Defesa Sanitária Animal da Seapi.

Para o secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Márcio Rezende, a erradicação da aftosa é um marco importante para o estado por demonstrar a eficácia das medidas adotadas para prevenção e controle da doença. “O status mostra o comprometimento das autoridades e dos profissionais envolvidos”, afirma. Segundo ele, este status traz diversos benefícios, como melhoria nas condições de exportação, valorização do rebanho, redução de custos, simplifica os processos de comercialização, minimiza o estresse dos animais e fortalece a confiança dos mercados internacionais na qualidade dos produtos pecuários gaúchos.

“Essas conquistas são o resultado do comprometimento dos produtores gaúchos, aguerridos em vencer os desafios do campo. O RS detém um abate anual de 9,3 milhões de cabeças de suínos — conforme o Sistema de Inspeção Federal (SIF) — sendo responsável por quase um quarto das exportações totais do Brasil. Sem dúvida, essas conquistas geram oportunidades para o Estado, além de impulsionar a posição brasileira como quarto maior exportador mundial desta proteína”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Missão chilena visita municípios gaúchos
Missão chilena visita municípios gaúchos - Foto: Divulgação/Seapi

Missões internacionais

Em fevereiro deste ano, o Chile publicou decreto reconhecendo o Rio Grande do Sul como zona livre de aftosa, após visita realizada em dezembro de 2022. O reconhecimento chileno habilita o mercado gaúcho para exportação de animais e produtos de origem animal. No ano passado, o Chile foi o sexto destino das exportações totais brasileiras, sendo o terceiro destino para carne suína, quinto para carne bovina e 14º para carne de aves.

“No final do ano passado o Rio Grande do Sul recebeu missão do Chile, teve também República Dominicana, México e estão previstas outras missões no decorrer desse ano. Houve uma dificuldade inicial, porque estávamos em plena pandemia e as missões não se realizavam de forma presencial e pouco resultado ocorreu, mas agora está numa fase positiva”, avalia Rogério Kerber, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

“Nós estamos muito confiantes na decisão tomada lá atrás, porque com este status abrimos uma janela de oportunidades que vai se ampliando aos poucos, um trabalho de médio e longo prazo”, afirma José Roberto Goulart, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS). Segundo ele, mercados como o da China, que importa carne com osso e miúdos; Filipinas, um dos principais mercados; Japão, segundo maior importador mundial; México, terceiro maior importador mundial; Coreia do Sul e Estados Unidos, que disputam o quarto lugar de maior importador mundial; Chile, República Dominicana e Canadá estão entre os mercados que oferecem possibilidades de negócio. “É uma questão de oportunidades, nós devemos estar prontos quando elas aparecerem, o que não deve demorar muito. Estamos no caminho certo”, pondera.

O Presidente do Sindicato Rural de Santana do Livramento, Luís Carlos D´Auria Nunes, comemora os primeiros resultados, apesar do receio inicial, já dissipado, de que a doença voltasse. “Recentemente teve uma delegação do México interessada no mercado de carne com osso e também um mercado interno se abriu, com a venda de genética e de animais rastreados para Santa Catarina. Este foi um mercado que se abriu rápido e outros estão se abrindo”, afirma D´Áuria Nunes. 

“Mesmo que nossos animais, frangos e aves, não sejam suscetíveis à aftosa, este status interfere na avaliação de muitos mercados importadores. Então, com este avanço também se dá mais segurança, mais estrutura e mais credibilidade para o sistema de defesa sanitária do estado Rio Grande do Sul”, destaca o presidente da Organização Avícola do RS (ASGAV/SIPARGS), José Eduardo dos Santos.

criação de suínos
- - Foto: Fernando Dias/Seapi

Parcerias

A Secretaria da Agricultura nestes dois anos fez diversas parcerias com instituições de ensino nacionais e internacionais. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizou o acesso a Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA), que disponibiliza em tempo real dados de controle de estoque dos materiais de emergência, registros de granjas avícolas e de suínos.

E com a universidade americana da Carolina do Norte (NCSU), a Secretaria desenvolve um trabalho de análise de rede da movimentação animal, e um modelo matemático, único no mundo, que simula virtualmente o espalhamento da febre aftosa e traça as melhores estratégias para controlar uma possível epidemia.

“Com relação ao trabalho do sistema de defesa, ele vem se fortalecendo, e o Fundesa tem dado importante contribuição: teve a renovação do convênio com a Universidade da Carolina do Norte, além da evolução de capacitação dos profissionais. Todos os programas existentes estão trabalhando ativamente. O principal ponto que se trabalha é a manutenção da condição de área livre de febre aftosa sem vacinação”, destaca o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

Para Gedeão Pereira, presidente da Farsul, é uma situação que requer uma vigilância muito intensa por parte de todos, tanto dos produtores quanto da Secretaria da Agricultura. “Mas temos que comemorar a garantia deste status nestes dois anos de zona livre de aftosa sem vacinação”, declara.

De acordo com o diretor adjunto do Departamento de Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Francisco Lopes, “além de todas as ações de vigilância, ainda tivemos o concurso público e o chamamento de 60 novos fiscais que assumiram, a aquisição de drones para as ações de vigilância e a atualização da plataforma de Declaração Anual de Rebanho, com dados mais completos sobre a produção animal em 2022”.

Outros estados

Além do Rio Grande do Sul, os estados do Paraná, Acre, Rondônia e alguns municípios do Amazonas e do Mato Grosso, foram certificados como zona livre de aftosa sem vacinação em maio de 2021. Santa Catarina possui a certificação internacional desde 2007.

No Brasil, o status do Rio Grande do Sul de zona livre de aftosa sem vacinação foi concedido pelo Mapa em 11 de agosto de 2020. Para atingir este status sanitário, o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) determina critérios técnicos, estratégicos, geográficos e estruturais. O último caso da doença registrado no Rio Grande do Sul foi em 2001.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação