Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

RS se renova para superar desafios, diz Sartori em abertura da Expodireto

Secretário da agricultura, Ernani Polo participou da abertura oficial da feira em Não Me Toque

Publicação:

Expo
Expo
Por Eliane Iensen/Alexandre Farina

Secretário da agricultura, Ernani Polo participou da abertura oficial da feira em Não Me Toque

O Governador do Estado, José Ivo Sartori, participou da abertura da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, nesta segunda-feira (6), no parque da cooperativa. O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo também esteve na cerimônia.  “ Celebramos o início de uma das mais importantes feiras agropecuárias do país, e, neste momento, temos expectativa de um cenário de recuperação na comercialização de máquinas. A boa safra de grãos projetada também nos traz momentos de otimismo neste setor que segue tendo bons resultados, que é o Agro”, avalia o secretário da agricultura, deputado Ernani Polo.

A Expodireto  acontece até o dia 10 de março e reúne mais de 500 expositores nacionais e internacionais de máquinas e equipamentos para a produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades vindos de aproximadamente 70 países.

Ao participar da abertura da 18ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, nesta segunda-feira (6), o governador José Ivo Sartori disse que o campo se renovou para surpreender o mundo e o Rio Grande do Sul se renova para superar seus desafios. "Nosso espírito é de transformação. Assim como vocês, estamos plantando agora para colher lá na frente", completou.

A solenidade, que reuniu lideranças do setor, representantes do governo e empresários, vem embalada pelo clima de otimismo e a perspectiva de safra recorde - o levantamento será divulgado pela Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), nesta terça-feira (7), às 8h.

Em seu pronunciamento, Sartori enumerou iniciativas que vêm tendo reconhecimento nacional - inclusive do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles - como o ajuste fiscal, a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual e a adoção do regime de previdência complementar para os futuros servidores. Lembrou do papel do Legislativo na aprovação dessas propostas que ajudam a redesenhar o futuro do Estado.

"Renegociamos a dívida com o governo federal. Agora estamos lutando por um modelo de recuperação fiscal dos estados que seja sustentável e nos permita retomar a capacidade de investir nas áreas essenciais - educação, saúde, segurança, infraestrutura e políticas sociais". "A modernização mudou o campo, e vamos modernizar nosso Estado", afirmou.

O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, destacou o clima de otimismo e os sinais de recuperação da economia, além da grande safra de grãos a ser colhida. O Rio Grande do Sul vive um momento importante de recuperação, elogiando o trabalho diferenciado na gestão do Executivo. Segundo Mânica, o governo do Estado vem conseguindo quebrar muitos paradigmas.

"Precisamos com apoio da Assembleia e da Câmara Federal que se façam as mudanças necessárias", enfatizou. Ele ressaltou que a feira se propõe a trazer o que há de melhor no mercado do agronegócio. "O senhor vai transformar o Rio Grande trazendo esperança para o futuro das próximas gerações", acrescentou, referindo-se ao governador.

 Já o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos, disse que é preciso revisar o Pacto Federativo para que estados e municípios tenham uma divisão mais justa de recursos.

Agronegócio

Neste ano serão mais de 500 expositores nacionais e internacionais de máquinas e equipamentos para a produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades vindos de pelo menos 70 países. No ano passado, o faturamento ficou na casa de R$ 1,5 bilhão. Em 2016, recebeu mais de 210 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é de que o faturamento seja pelo menos 15% superior.

Programação

Além dos espaços para conhecer as novas tecnologias e ver tecnologia de ponta no setor primário, a programação da Expodireto inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja (28ª edição), Fórum do Milho (9ª Edição) e o Fórum Estadual do Leite (13ª Edição) e o segundo Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água. Estão previstos eventos promovidos pela Emater RS/ Ascar, o Fórum Florestal e o Fórum da Agricultura Familiar, além da 6ª Edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista do Fórum Soja Brasil.

Estiveram presentes o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos; o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; os secretários Márcio Biolchi (Casa Civil), Maria Helena Sartori (Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos), Carlos Búrigo (Geral de Governo), Fábio Branco (Desenvolvimento Econômico), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Ernani Polo (Agricultura); deputados federais, estaduais, representantes do setor agropecuário, empresários e autoridades internacionais.

Texto: Eliane Iensen/Alexandre Farina.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação