SDR acompanha reunião para avaliar prejuízos decorrentes da chuva
Publicação:

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, acompanhou reunião do governador José Ivo Sartori com o ministro interino da Integração, Carlos Vieira, que veio ao Rio Grande do Sul para analisar a situação de vários municípios atingidos pelas chuvas, ventos e queda de granizo. Na terça-feira (13), Sartori assinou decreto coletivo de situação de emergência que abrange 26 municípios, e que foi homologado pelo Ministério da Integração, e publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira.
Técnicos do Ministério da Integração estão no estado para auxiliar no levantamento de danos. O decreto é válido por seis meses e os municípios têm prazo de 10 dias para apresentar relatórios de danos, que devem atingir os índices previstos pela legislação federal, para que o governo federal possa liberar recursos.
Conforme Minetto, a SDR fará levantamento das perdas agrícolas por meio de sua conveniada Emater. Segundo o secretário, há prejuízos para a cultura do trigo, prejuízos na área de hortifrutigranjeiros e frutas.
Também estiveram presentes na reunião o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior; o chefe de Gabinete da Secretaria Executiva, Paulo Rebello; o subchefe de Defesa Civil do RS, tenente-coronel Alexandre Martins; o chefe de gabinete do governador, João Carlos Mocellin; a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; e os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; de Transportes, Pedro Westphalen; de Minas e Energia, Lucas Redecker; e da Educação, Vieiria da Cunha. Participaram ainda representantes da Secretaria da Saúde, CEEE, Corsan, o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador e o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum.