SDR apoia participação de agroindústrias em três feiras no Estado
Publicação:

O empreendedorismo rural está presente em três feiras regionais esta semana com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Em Soledade, Anta Gorda e São Miguel das Missões, o governo do Estado investiu para garantir espaços para a participação de agroindústrias familiares, artesãos e produtores de plantas e flores nas feiras. Os empreendimentos atendidos fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da SDR.
“Nosso objetivo é qualificar os espaços e dar oportunidade para que os empreendedores rurais ofereçam seus produtos, de qualidade e sabor diferenciados, aos visitantes”, afirma o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, que visitou os eventos de Soledade e Anta Gorda na quinta-feira.
Em Soledade, a Exposol 2016 – Feira Internacional de Pedras Preciosas – foi aberta na quinta-feira com a presença do governador José Ivo Sartori. A exposição é considerada a maior feira de joias e pedras preciosas da América Latina e segue até domingo (1º de maio), no Parque Centenário Rui Ortiz. Com entrada gratuita, a Exposol tem caráter empresarial e conta com cerca de 500 expositores. A SDR assinou convênio com a Associação Pró-Desenvolvimento do Município de Soledade (Aprosol), repassando recursos para a montagem de estandes que abrigam 53 agroindústrias familiares.
Em Anta Gorda, no Vale do Taquari, a 6ª FestLeite foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira. A feira divulga as potencialidades locais, com destaque para a produção de leite e noz pecan, culturas fundamentais na economia regional. O governador Sartori visitou o evento durante o dia e destacou sua importância para o município. “Essa feira tem na força da comunidade o impulso para fazê-la avançar. Preserva valores, mas agrega algo novo, sempre apostando em uma cultura de inovação e empreendedorismo, sem deixar de lado a cooperação”, ressaltou. O prefeito de Anta Gorda, Neuri Dalla Vecchia, ressalta que o município produz cerca de 22 milhões de litros de leite por ano. Além da agricultura, o município aposta em pontos turísticos e espera receber mais 35 mil visitantes na feira, que prossegue até domingo (1º), envolvendo mais de 200 voluntários.
Em São Miguel das Missões, a 5ª Expofeira também recebeu apoio da SDR para viabilizar a participação de agroindústrias. O evento prossegue até domingo, com palestras técnicas, mostra agropecuária e shows.