SDR apoia turismo rural na região do Vale do Caí
Publicação:

Fortalecer o potencial do turismo de base agroecólógica, a cultura local, o desenvolvimento sustentável, a geração de renda para a agricultura familiar, entre outros, foram incentivos para a criação da Rota dos Sabores e Saberes, que comemora 10 anos este ano, na região do Vale do Caí. “Além de promover o potencial turístico da agricultura familiar, esta rota fica em uma posição estratégica, próxima aos grandes centros de consumo como Gramado e Canela”, lembrou o secretário SDR, Tarcisio Minetto, que esteve presente na comemoração de dez anos da rota, na última terça-feira (11/4), no Pesque e Pague do Batata, um dos 12 locais do roteiro da Rota dos Sabores e Saberes.
A rota é uma parceria entre prefeituras de Bom Princípio, Capela de Santana, Harmonia, Montenegro e Tupandi, com a Emater/RS, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A Emater atua na capacitação dos empreendedores rurais e acompanha as propriedades, prestando orientação técnica. Representando a Cooperativa Ecocitrus, o presidente Fábio Esswein reforçou o orgulho em trabalhar na agricultura familiar e em uma região que é referência internacional em produção agroecológica. "Foram muitos os investimentos feitos para a consolidação da Rota e os resultados alcançados mostram a transformação pela qual todos nós passamos com persistência, aumento da autoconfiança e trabalho conjunto", enfatiza. Para Esswein, o trabalho em parceria também foi parte importante no processo. "Tudo isso criou condições para que nos sentíssemos dispostos a explorar o nosso potencial", analisa.
Na rota, os visitantes podem conhecer o trabalho rural, o cultivo de citros e morangos, a culinária e artesanato típicos do Vale, o plantio e o uso adequado de plantas medicinais, desfrutar do lazer rural e das trilhas, bem como dos produtos agroindustrializados. Conforme dados da Emater, 172.532 pessoas visitaram o roteiro durante os dez anos, e mais de 26 nacionalidades diferentes.
Conheça as atrações da Rota Sabores e Saberes:
Sítio Novo Horizonte/ Família Mossmann
Cercado por mata nativa e morros, a sede, localizada a uma altitude de 165 metros, proporciona uma vista privilegiada e um clima muito agradável. Não é raro o contato com aves e animais silvestres. O visitante poderá apreciar os morangos ecológicos e frutas colhidas do pé.
Hotel Kleinsberg
Localizado no topo de um morro, o design da construção foi pensado de forma a privilegiar a vista para o Vale do Rio Caí. Aqui, o hóspede poderá desfrutar de acomodações modernas e confortáveis e se inserir em um ambiente silencioso, rodeado pela natureza exuberante, ideal para o descanso e relaxamento.
Horto das Margaridas
O horto oferece um mini curso sobre chás fitoterápicos, degustação de cucas e pão de ervas, comercialização de produtos e chás. A proprietária tem um alto conhecimento sobre chás, e conta com mais de 100 espécies a pronta entrega 100% orgânicas. O atendimento é sob agendamento e o estabelecimento possui capacidade para o recebimento de até 30 pessoas em conjunto.
Casa da Atafona
É uma propriedade histórica de 150 anos. Com as mesmas famílias Kunz e Maurer, conseguimos manter documentos, móveis e utensílios deste período. Possui uma agroindústria de farinha, com roda d’água em funcionamento. Preservação da natureza, possuindo árvores centenárias, como Cedros e Araucárias, assim como várias nascentes de água. A propriedade dispõe de brincadeiras lúdicas e históricas. Café colonial com 35 variedades ou degustação de sucos e lanches caseiros.
Cooperativa Ecocitrus
Produção orgânica de sucos e óleos, palestra sobre economia solidária, autossustentabilidade energética e produção de adubo orgânico.
Agrofloresta do Inacinho
A propriedade oferece visitação com palestra sobre sistemas agroflorestais em 11 hectares de citrus, trilha ecológica em cima do morro com 173 metros de altitude, e explicações técnicas sobre manejo de saberes sobre sistemas agroflorestais nos pomares de citrus. Oferecemos um almoço saudável e bebidas feitas na propriedade.
Cachaçaria Harmonie Schnaps
A cachaçaria possui uma instalação com arquitetura rústica e diferenciada, localizada em meio a natureza, onde os visitantes são recepcionados pelos proprietários falando sobre a história familiar na elaboração de cachaças especiais e de Licores naturais.
Sítio Steffen
Propriedade familiar e ecológica, com passeios de carroção pela propriedade e a possibilidade de saborear uma fruta colhida na hora, diretamente do pé. Pode-se observar o trabalho e a produção orgânica, andar de barco e pescar no açude, andar a cavalo e fazer trilhas a pé, além da opção de andar de Jipe nas trilhas.
Sobrado Weber
Em 15 de maio de 2010, a casa que pertenceu a Jacob Balduino Weber e Catharina Lydia Weber foi tombada como Patrimônio Histórico do município de Tupandi. Por meio de uma enquete com a comunidade decidiu-se o novo uso da edificação como Biblioteca Municipal, Museu, Espaço de Exposições Temporárias e Arquivo Histórico.
Pesque e Pague do Batata
Oferece trilha ecológica, cancha de bocha, churrasqueira, salão para festas, pousada e pinguela
Cervejaria Barley
A Cervejaria Barley produz: Barley Natural (Pilsen não filtrada, com aroma frutado e suave de lúpulo e amargor muito leve), Cristal (Pilsen com coloração amarelo-ouro e aroma suave de cereais), Pilsen (encorpada, aroma suave de cereais, sensação residual refrescante e levemente amarga), Hefeweissbier (maltes claros, trigo malteado e um toque de lúpulos, refermentada na garrafa), Âmbar (edição limitada de inverno, não filtrada, com aroma levemente torrado).
Associação de Artesãos Mãos com Arte
Artesanato de qualidade com identificação natural, peças em crochê, bordado, patchwork, pintura, reciclagem, porcelana, madeira e telas.
Nathalie Sulzbach - Ascom SDR, com informações da Emater/RS