Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

SDR promove 3º Dia Estadual do Peixe para incentivar a cadeia produtiva da piscicultura

Publicação:

Tema do 3º Dia Estadual do Peixe, em Passo Fundo, será "A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”
Tema do 3º Dia Estadual do Peixe, em Passo Fundo, será "A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”
Por Nathalie Sulzbach - Ascom SDR

O 3º Dia Estadual do Peixe, a ser realizado no dia 9 de junho, em Passo Fundo, é uma das ações promovidas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. A atividade, que terá como tema “A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”, será realizada na Universidade Federal de Passo Fundo (UPF) e deve reunir piscicultores, técnicos, prefeitos, secretários municipais, pesquisadores e acadêmicos.

No evento, o diretor do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, abordará o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR, que tem iniciativas para incremento da produtividade, produção sustentável, industrialização e comercialização de pescado. No Rio Grande do Sul, há 18 mil famílias de pescadores e 50 mil famílias de piscicultores. A produção anual gira em torno de 17 mil toneladas.

Às 9h, ocorre o primeiro painel do dia, sobre “Casos de piscicultura”, abordando a produção de tilápia e a produção de carpas, com piscicultores e a engenheira agrônoma da Emater, Rosane Renck, e o técnico da Emater, Deoclésio Picolli.  Às 9h40min, o segundo painel vai debater a “Pisicultura – debate e perspectivas”, ministrada pelo diretor da UFSM/Campus Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, pelo agrônomo, doutor em Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Marco Aurélio Rotta, pelo veterinário, doutor em Ciências Biológicas e vice-reitor da UPF, Leonardo Gil Barcellos, e pelo engenheiro de alimentos e assistente técnico regional da Emater de Pelotas, Renato Cougo dos Santos.

Às 11h15min, o secretário municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo, Rubens Marcon Astolf falará sobre a experiência do município em licenciamento ambiental, e às 11h30min o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Oriberto Antônio Adami abordará “Ações regionais de piscicultura”. Às 11h45min, o diretor da SDR, Ricardo Núncio, falará sobre o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR. O evento será finalizado às 12h, com formação da mesa de autoridades.

Inscrições podem ser realizadas pelo www.emater.tche.br, no botão com o link do 3º Dia Estadual do Peixe, na parte inferior do site, ou pelo telefone (51) 3218 – 3369, com o servidor da SDR, Ézio Gomes. A organização é da SDR, Emater/RS, Prefeitura de Passo Fundo, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e Universidade de Passo Fundo (UPF).

 

Ações do Programa de Pesca e Aquicultura:

1) Implantar pontos de venda de peixe em feiras de produtores rurais, para popularizar o consumo.

2) Implantar viveiros de piscicultura, incentivando a produção

3) Implantar unidades de referência em propriedades rurais para obter informações tecnológicas e gerenciais, visando ao incremento da produtividade.

4) Implantar unidades de produção em tanques rede.

5) Qualificar piscicultores e pescadores artesanais com assistência técnica e cursos da Emater.

6) Apoiar as agroindústrias cooperativadas de pescado.

7) Estruturar e fortalecer o Conselho Gaúcho da Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes).

8) Fortalecer a organização política e social para o desenvolvimento econômico das comunidades tradicionais de pescadores artesanais.

9) Acompanhar o licenciamento ambiental dos viveiros de piscicultura.

10) Qualificar as ações dos pescadores artesanais com melhoria de suas estruturas e instrumentos de pesca.

11) Qualificar experiências de turismo da pesca como alternativa de renda para comunidades de pescadores artesanais.

12 )Realizar eventos de divulgação das ações do programa a fim de promover o consumo de peixe e dar visibilidade às políticas públicas para o setor.

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação