SDR promove 3º Dia Estadual do Peixe para incentivar a cadeia produtiva da piscicultura
Publicação:

O 3º Dia Estadual do Peixe, a ser realizado no dia 9 de junho, em Passo Fundo, é uma das ações promovidas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. A atividade, que terá como tema “A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”, será realizada na Universidade Federal de Passo Fundo (UPF) e deve reunir piscicultores, técnicos, prefeitos, secretários municipais, pesquisadores e acadêmicos.
No evento, o diretor do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, abordará o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR, que tem iniciativas para incremento da produtividade, produção sustentável, industrialização e comercialização de pescado. No Rio Grande do Sul, há 18 mil famílias de pescadores e 50 mil famílias de piscicultores. A produção anual gira em torno de 17 mil toneladas.
Às 9h, ocorre o primeiro painel do dia, sobre “Casos de piscicultura”, abordando a produção de tilápia e a produção de carpas, com piscicultores e a engenheira agrônoma da Emater, Rosane Renck, e o técnico da Emater, Deoclésio Picolli. Às 9h40min, o segundo painel vai debater a “Pisicultura – debate e perspectivas”, ministrada pelo diretor da UFSM/Campus Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, pelo agrônomo, doutor em Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Marco Aurélio Rotta, pelo veterinário, doutor em Ciências Biológicas e vice-reitor da UPF, Leonardo Gil Barcellos, e pelo engenheiro de alimentos e assistente técnico regional da Emater de Pelotas, Renato Cougo dos Santos.
Às 11h15min, o secretário municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo, Rubens Marcon Astolf falará sobre a experiência do município em licenciamento ambiental, e às 11h30min o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Oriberto Antônio Adami abordará “Ações regionais de piscicultura”. Às 11h45min, o diretor da SDR, Ricardo Núncio, falará sobre o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR. O evento será finalizado às 12h, com formação da mesa de autoridades.
Inscrições podem ser realizadas pelo www.emater.tche.br, no botão com o link do 3º Dia Estadual do Peixe, na parte inferior do site, ou pelo telefone (51) 3218 – 3369, com o servidor da SDR, Ézio Gomes. A organização é da SDR, Emater/RS, Prefeitura de Passo Fundo, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e Universidade de Passo Fundo (UPF).
Ações do Programa de Pesca e Aquicultura:
1) Implantar pontos de venda de peixe em feiras de produtores rurais, para popularizar o consumo.
2) Implantar viveiros de piscicultura, incentivando a produção
3) Implantar unidades de referência em propriedades rurais para obter informações tecnológicas e gerenciais, visando ao incremento da produtividade.
4) Implantar unidades de produção em tanques rede.
5) Qualificar piscicultores e pescadores artesanais com assistência técnica e cursos da Emater.
6) Apoiar as agroindústrias cooperativadas de pescado.
7) Estruturar e fortalecer o Conselho Gaúcho da Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes).
8) Fortalecer a organização política e social para o desenvolvimento econômico das comunidades tradicionais de pescadores artesanais.
9) Acompanhar o licenciamento ambiental dos viveiros de piscicultura.
10) Qualificar as ações dos pescadores artesanais com melhoria de suas estruturas e instrumentos de pesca.
11) Qualificar experiências de turismo da pesca como alternativa de renda para comunidades de pescadores artesanais.
12 )Realizar eventos de divulgação das ações do programa a fim de promover o consumo de peixe e dar visibilidade às políticas públicas para o setor.