Seapi e Sema assinam convênio de R$ 810 mil para projeto de pesquisa e produção de mudas nativas do bioma Mata Atlântica

Recurso será utilizado em melhorias estruturais do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal    Foto Ceflor Seapi
Recurso será utilizado em melhorias estruturais do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal. Foto: Ceflor/Seapi
Por Vanessa Trindade/Ascom Sema

Em ato realizado nesta sexta-feira (15/3), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura formalizou a autorização para o repasse de R$ 810 mil para a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O valor será aplicado na qualificação da oferta de sementes e mudas florestais nativas do bioma Mata Atlântica.

O projeto vai ser executado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi, em Santa Maria, na região Central do Estado, com recurso destinado pela Neoenergia para o cumprimento de débitos de Reposição Florestal Obrigatória (RFO).

“Esse projeto representa muito bem o que acreditamos: no desenvolvimento que gera proteção ambiental. A RFO é uma obrigação do empreendedor que se instala aqui, para compensar os danos ambientais gerados. Neste caso, o recurso será aplicado em um projeto que integrará tantos outros desenvolvidos no Estado e que vêm resultando em melhorias significativas na recuperação e na proteção do bioma Mata Atlântica”, salientou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

Ato de formalização do acordo aconteceu no gabinete da Sema    Foto Vanessa Trindade  Ascom Sema
Ato de formalização do acordo aconteceu no gabinete da Sema. Foto: Vanessa Trindade/Ascom Sema

O recurso será utilizado em melhorias estruturais do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal para o armazenamento de sementes; na conservação de recursos genéticos; na condução de pesquisas relacionadas à tecnologia de sementes e mudas de espécies arbóreas nativas; e na produção de mudas de espécies florestais nativas.

"Uma parceria pioneira entre Sema e Seapi que consolida os mais de 40 anos de experiência do Centro de Pesquisas em Florestas de Santa Maria e que vai ampliar a oferta de sementes e mudas de espécies florestais nativas, principalmente para recomposição de áreas degradadas", ressaltou Caio Efrom, diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi.

O cronograma também contará com capacitações para a coleta de sementes de espécies florestais nativas, bem como para a produção de mudas. Além disso, o projeto prevê selecionar e marcar indivíduos para a coleta de sementes no Parque Estadual e Corredor Ecológico da Quarta Colônia.

Produção de mudas de espécies florestais nativas faz parte do projeto Foto Ceflor Seapi
Produção de mudas de espécies florestais nativas faz parte do projeto. Foto: Ceflor/Seapi