Secretaria da Agricultura e Fundação de Economia e Estatística assinam Termo de Cooperação Técnica
Publicação:

Foi assinado, no último dia 15, pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo e pelo presidente da Fundação de Economia e Estatística, Igor Alexandre Clemente de Moraes, Termo de Cooperação Técnica entre a SEAPI e a FEE visando criar um canal de troca de dados entre as instituições para otimizar as ações em ambos os órgãos.
O economista da FEE, Rodrigo Feix apresentou o Painel do Agronegócio 2015/16, realizado por um grupo de estudos da Fundação sobre o setor, compilando dados de toda a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul. Feix adiantou que uma atualização deste painel será apresentada antes da realização da Expointer 2016. A SEAPI, através do setor de Economia e Política Agrária, vinculado ao Departamento de Captação de Recursos e Planejamento, organizou a apresentação do Plano, trabalho coordenado pelo técnico Fabrício Silva Nunes, que entende que a criação deste canal de troca de informações será de substancial importância para o Estado como um todo.
O secretário Ernani Polo destacou a importância desta medida que aproxima os dois órgãos: “Tanto a FEE quanto a Secretaria da Agricultura precisam desse intercâmbio de dados. Através do Núcleo de Estudos do Agronegócio, será possível fazer o cruzamento desses estudos, dados e estatísticas para que consigamos trabalhar de forma conjunta e unificada, otimizando assim todo o processo. A aproximação entre os setores é crucial para que o governo do estado como um todo possa partir dessas análises para traçar ações e medidas eficazes em todos os setores”, explicou.
De acordo com o presidente da Fundação, o acordo entre os órgãos irá refletir em resultados positivos para a sociedade: “Esta parceria entre a FEE e a Secretaria da Agricultura irá beneficiar tanto os técnicos agropecuários, veterinários e agrônomos da Seapi, quanto os economistas da FEE. Este cruzamento de dados irá agilizar o trabalho de ambos os setores, pois quando se trata de agronegócio, não estamos falando apenas de agropecuária ou apenas de economia, mas sim de algo maior que integra todas as esferas”, salientou.
A FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. A Fundação, vinculada à Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, possui um acervo de informações, pesquisas e documentos de natureza socioeconômica e conta com uma equipe multidisciplinar para gerar conhecimento em temas de desenvolvimento econômico, social e institucional, com rigor de pesquisa e excelência na produção de estudos, análises, indicadores e índices, divulgados regularmente em publicações impressas e online.