Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura participa de reunião em Minas Gerais com delegação da União Europeia

Publicação:

IMG 20240311 WA0034
- Foto: Diego Vargas/Ascom Seapa-MG
Por Ascom Seapi e Márcia França/Ascom Seapa-MG

Representantes da direção geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia e do Programa AL-INVEST VERDE da União Europeia (UE) estiveram em Minas Gerais para conhecer a produção sustentável das principais commodities agrícolas exportadas e a Plataforma SeloVerde MG, ferramenta desenvolvida no estado que comprova a sustentabilidade da produção das principais cadeias produtivas.

A convite do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Casa Civil e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, esteve presente na reunião nesta segunda-feira (11/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A agenda de trabalho foi construída para demonstrar aos parceiros europeus como o estado está preparado para atender às exigências do novo regulamento da União Europeia e reuniu representantes do setor produtivo e secretarias de Agricultura de outros estados.

A Seapa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentaram a Plataforma SeloVerde MG e os resultados que atestam a conformidade das propriedades rurais mineiras ao Código Florestal nas cadeias produtivas do café, florestas plantadas e soja. Estas commodities produzidas no estado de Minas Gerais estão contempladas no Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, na sigla em inglês).

As novas regras para a importação do bloco foram apresentadas em 2019 e as empresas e países fornecedores têm prazo até dezembro de 2024 para se adequarem, antes do início da cobrança da documentação atestando que o produto não tem origem em áreas desmatadas.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância do “nada consta” para o desmatamento, garantido pela plataforma. “Mostramos a sustentabilidade do agro de Minas e do país. A Plataforma SeloVerde MG está disponível no site do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e o próprio produtor pode conferir as informações sobre a sua propriedade, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, apontou.

O secretário adjunto, Madalena, aproveitou para falar das particularidades do Rio Grande do Sul em relação à produção sustentável na agropecuária, para iniciar esse diálogo de comprovação, citando como exemplos a pecuária no bioma Pampa e a produção do arroz. “Temos muitos estudos e uma produção sustentável quando comparada à produção em outros lugares do mundo” enfatizou.

IMG 20240311 WA0009
- Foto: Diego Vargas/Ascom Seapa-MG

Cosud

Durante o 10° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Porto Alegre, no início de março, foi aprovada a proposta para a integração dos dados das propriedades rurais dos sete estados que fazem parte do consórcio (Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de Minas). Madalena e o subsecretário de Desenvolvimento Rural do Espírito Santo, Michel Simon, que estiveram na reunião, manifestaram o interesse em somar esforços tanto na adoção, quanto no aprimoramento da plataforma mineira.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação