Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretarias Estaduais participam de curso de combate ao abigeato e abate irregular de animais em Santa Maria

Publicação:

20150713172139dsc00431.jpg
Curso de combate ao abigeato e abate irregular - Foto: DDA

Iniciou na tarde desta segunda-feira (13), o V Curso de Formação de Servidores para Enfrentamento ao Abigeato e Abate Irregular de Animais, em Santa Maria. O evento segue até o próximo dia 17 de julho, na sede da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI).

A abertura do curso contou com a presença de representantes das cinco secretarias envolvidas no treinamento: Saúde, Fazenda, Agricultura, Meio Ambiente e Segurança Pública, além da Polícia Rodoviária Federal. O secretário executivo do Comitê de Gestão da Transversalidade das Ações de Combate aos Crimes de Abigeato e Abate Irregular de Animais do Estado do Rio Grande do Sul, o Tenente Coronel Rogério Martins Xavier, salientou que estes crimes não são meramente uma questão policial, por isso é tão importante a atuação de diferentes órgãos de forma integrada. “Nem toda carne clandestina provém de abigeato, mas todo abigeato  é carne clandestina e isso é uma questão de saúde pública”, afirma.

 Durante o treinamento serão tratados temas como prevenção e identificação desses crimes, identificação da documentação fiscal e sanitária necessária para o transporte de animais, Identificar e resenhar as raças de gado, além de aplicação dos conhecimentos da legislação ambiental e identificar e fiscalizar a documentação aduaneira sobre a circulação de pessoas, mercadorias e bens móveis (veículos, animais, etc). Também está prevista para o dia 17 uma aula prática de barreiras

Estão participando do curso servidores das Secretarias Estaduais da. Os próprios professores que estarão ministrando o treinamento são servidores indicados por estas secretarias.

O evento é promovido pelo Comitê de Gestão da Transversalidade das Ações de Combate aos Crimes de Abigeato e Abate Irregular de Animais do Estado do Rio Grande do Sul, criado em 2013 com a finalidade de organizar e integrar os serviços públicos de segurança rural, qualificando e criando mecanismos capazes de construir um modelo integrado e inteligente, com capacidade de responder com maior eficácia e presteza as demandas do meio rural.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação