Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretário Adjunto da Agricultura busca subsídios para a criação de uma política Estadual na Europa

Publicação:

20121018092143image2.jpg
Delegação Gaúcha - Foto: Divulgação

O Secretário Adjunto da Agricultura Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze está participando de uma delegação em visita a Alemanha e Holanda. No início desta semana, esteve visitando a cooperativa internacional da Holanda e a fazenda De Halve Wellem em Steenderen.

A cooperativa, além de atuar em três segmentos de mercado: informação de produtos, serviços e melhoramento genético de gado leiteiro, tem o controle genético e de análise de sêmen de 90% do rebanho holandês. Desde 2006, já fez seleção genética de 23 mil touros, em todos os países da Europa em que atuam, com conhecimento do que tem de bom no DNA de cada um.  O presidente do Sindilat/RS, Wilson Zanatta, ressaltou a profissionalização do produtor holandês, com o custo ajustado da produção de 30 centavos de euro por litro de leite, recebendo da indústria 35 centavos de euro.

A segunda visita foi na fazenda De Halve Welle, em Steenderen, pertencente a família Huetink, que já está na oitava geração de produtores de leite. O proprietário mostrou suas práticas de manuseio do rebanho de 200 animais numa área de110 hectares. Após, o grupo se deslocou para a cidade de Zutphen, onde está localizado o laboratório Qlip, que executa programas de garantia de qualidade nas fazendas de gado leiteiro da Holanda.

 

Segundo o presidente do Sindilat/RS, o objetivo principal da viagem é obter subsídios para a criação do Instituto Brasileiro do Lácteo, projeto que deve ser enviado à Assembleia Legislativa ainda este ano, incluído na política estadual do setor de laticínios em elaboração na Secretaria da Agricultura do Estado, com a participação de representantes da indústria de leite e derivados.  “Será um divisor de águas para o setor lácteo”, afirma Zanatta.

 

Também participam da viagem Clóvis Marcelo Roesler (Laticínios Roesler), Celso Possa (Italac), Jeferson Smaniotto (Piá), Fernando Oliveira de Araujo (Cosuel), Airton Seyffert (Cosulati), Daniel Retzlaff (Cosulati), Felipe Krolow (Cosulati), Edvilson Brum (Conab), Jaime Sulzbach (Banrisul), Darlan Palharini (Sindilat/RS), Marcelo Bergamaschi (Cotrilac), Nadia Bergamaschi (Cotrilac), Giovanni Padilha da Silva (Secretaria da Fazenda do RS) Taylor Favero Guedes (Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS), Carlos Joel da Silva (Fetag), Zila Breitenbach (deputada estadual PSDB), Giovani Luzzatto (assessor), José Silva Soares (deputado federal PDT de Minas Gerais), Alceu Moreira (deputado federal PMDB), Elvino Bohn Gass (deputado federal PT), e Gilmar Sossella (deputado estadual PDT).

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação