Secretário da Agricultura participa de abertura da 16ª edição da Expodireto Cotrijal
Publicação:

Em Não Me Toque Ernani Polo levou a Ministra Kátia Abreu pleitos do setor primário gaúcho
Ocorreu na manhã desta segunda-feira (09) a abertura oficial da 16ª edição da Expoireto Cotrijal, feira agropecuária que vai até o próximo dia (13), no município de Não-Me-Toque. O Secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, esteve presente, bem como a Ministra da Agricultura e Abastecimento, Kátia Abreu e o governador José Ivo Sartori, recebidos pelo presidente da feira e diretor da Cotrijal, Nei Mânica.
O governador mais uma vez demonstrou que está ao lado do setor primário gaúcho e afirmou que na Expodireto é possível ver o Estado de uma sociedade que luta, que avança, que se une, que coopera, que faz acontecer. "Eu acredito muito no Rio Grande do Sul que dá certo. Vamos percorrer este caminho no sentido de qualificar o governo como parceiro da sociedade”, diz José Ivo Sartori.
A Ministra Kátia Abreu destacou pontos que irá levar adiante para o fortalecimento do setor primário, salientando a necessidade de investir em Defesa Agropecuária, ampliação do seguro agrícola, mais disponibilidade de recursos para a safra brasileira e também afirmou que vai incluir o RS entre 5 Estados que vão fazer parte de um programa especial para exportação de leite em pó. “São pontos que temos defendido e que iremos apoiar e cobrar para que se concretizem. Sentimos que a Ministra está empenhada em buscar mecanismos e projetos para o desenvolvimento da agropecuária e também apresentamos sugestões a Kátia Abreu. Entendemos que é importante tornar concreta a implementação de um seguro garantidor de renda ao agricultor, para que não tenha segurança para poder investir em produtividade. Também solicitamos o aporte de recursos para o crescimento da olivicultura no Estado e também linhas de crédito para fruticultores adquirirem lonas e assim reduzirem prejuízos com intempéries”, diz o secretário de agricultura Ernani Polo.
O secretário também destacou a ministra outros pontos a serem tratados como prioridade para a agropecuária gaúcha, como investimentos em sanidade, pesquisa, agroindustrialização, irrigação, manejo do solo e da água e ressaltou os esforços que estão sendo realizados, junto com entidades e governo para viabilizar no Estado o avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR).