Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretário da Agricultura recebe representantes do Consulado dos Estados Unidos e de associação americana de genética animal

Publicação:

foto julia chagas
Foto: Julia Chagas/Seapi

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, recebeu, nesta terça-feira (2/5), representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre e do U.S. Livestock Genetics Export do país americano, uma associação comercial sem fins lucrativos, que atua com genética animal. Na pauta: o espaço institucional do Consulado na Expointer 2023; e importação, exportação e melhoramento de genética animal.

Feltes afirmou que sempre é importante receber representações de outros países para discutir situações que envolvem interesses em comum, como sustentabilidade; absorção de carbono e a substituição por oxigênio; entre outras. “Falamos da importância em ter uma participação mais ampla dos Estados Unidos em uma feira importante como a Expointer. A troca de experiências e informações só fará com que a gente evolua ainda mais na preservação da natureza e na capacidade mais adequada das nossas diversas culturas e proteínas como um todo”.

O chefe de gabinete da Seapi, Joel Maraschin  contou que a conversa abrangeu projetos futuros, protocolos, exportação, troca de conhecimento no setor da irrigação, do sequestro e crédito de carbono, entre outras pautas. Segundo ele, esses assuntos serão trabalhados com o consulado para a Expointer e também nas relações bilaterais do Brasil com o país americano. “Vamos usar a feira como um palco de discussões sobre essas diferenças que há no setor de agricultura dos dois países”, destacou.

Maraschin disse que o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) será convidado para uma próxima reunião para elencar prioridades da cadeia produtiva animal. “Queremos ajustar os melhores temas a serem debatidos sobre bovinocultura, suinocultura, avicultura, além da área vegetal”.

Quanto ao melhoramento genético, Maraschin disse que é importante discutir, uma vez que há raças no Rio Grande do Sul que vieram da América do Norte. “Vamos promover esse debate com a cadeia produtiva, ouvir suas demandas relacionadas a esse tema também. A partir disso, promover mais encontros até a Expointer e fazer um grande evento durante a feira, onde o consulado vai promover palestras e debates”, pontuou.

Sobre a U.S. Livestock Genetics Export

É uma associação comercial do estado de Wisconsin, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne uma ampla base de organizações pecuárias dos Estados Unidos. Representa os interesses de marketing internacional das indústrias de criação de gado leiteiro, bovino, suíno, equino e de pequenos ruminantes (ovinos e caprinos). Tem entre os membros as indústrias de embriões e sêmen, o setor de exportação de gado e os Departamentos de Agricultura dos Estados. A entidade é ligada à Embaixada Americana no Brasil, atuando nas relações bilaterais e comerciais entre os países parceiros.

Compareceram à reunião também representantes da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília; o secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena; a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares; a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima; entre outros.

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação