Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário Ernani Polo participa de audiência pública sobre a cadeia produtiva do arroz

Debates acontecem nesta terça-feira (21) na Câmara dos Deputados em Brasília

Publicação:

20160518152235dsc-0865.jpg
Lavoura de arroz em Uruguaiana - Foto: Fernando Dias

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, estará em Brasília nesta terça-feira (21) participando de audiência pública sobre a cadeia produtiva do arroz às 10h, no Plenário 6, Anexo II da Câmara dos Deputados.

A audiência, requerida pelos deputados federais Alceu Moreira e Luis Carlos Heinze através da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, abordará tópicos como a defesa comercial da cadeia produtiva do arroz no Mercosul, as dificuldades de comercialização e a queda nos preços do arroz.

“Estaremos juntos, participando desta audiência, devido a importância do setor orizicola gaúcho, que passa por um momento difícil. Precisamos avançar nas ações e uma das nossas propostas é que haja uma rediscussão nas regras do Mercosul, elaboradas há mais de duas décadas e que, de lá para cá, verificou-se que produtos, em especial do sul do Brasil, passam por muitos problemas devido a este acordo com está. Portanto, é fundamental redefinir regras para que setores importantes como arroz, leite e trigo não sofram prejuízos, pois estão sendo penalizados com esta livre comercialização.  Além de solicitarmos soluções emergenciais devido a crise que o setor arrozeiro está passando, queremos também que o governo inicie uma discussão sobre as regras do Mercosul, que consideramos essencial”, ressalta o secretário Ernani Polo. 

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural