Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Seis gerações em 200 anos da Fazenda Santa Terezinha

Publicação:

A família Assis está se preparando para os festejos dos 200 anos da Fazenda Santa Terezinha, que há seis gerações passaa propriedade de pai para filho. As comemorações iniciaram durante a 34ª Expointer, onde o atual dono da fazenda, Eduardo Borges de Assis, instalou um toten eletrônico com fotos da história da família e da propriedade. A exposição pode ser conferida junto as baias dos bovinos da Raça Simental Fleckvieh.


“A propriedade completa 200 anos em 2014 e pelas pesquisas que fizemos, é uma propriedade que foi adquirida em 1814 pelo tataravô de minha mãe. O Eduardo e o Rodrigo, que são meus dois filhos, representam a sexta geração que continua trabalhando na mesma propriedade” revela Assis.


A fazenda tem duas sedes localizadas no município de Jaquirana e em São Francisco de Paula, ambas no RS. “Meu pai, em 1970, importou as primeiras 20 vacas da raça Simental Fleckvieh da Alemanha. Desde então - hoje faz cerca de 42 anos -, nosso principal produto é a raça Simental Fleckvieh, sendo o único lugar no mundo onde é encontrado todas as linhagens da raça, que é de dupla aptidão”, afirma Assis, ao contar que hoje possui 1500 matrizes puras de origem da raça Simental, ou seja, o maior número de origem no mundo.

A fazenda trabalha com o bem estar animal e o meio ambiente. “Isso é fundamental para a produtividade dos animais. Hoje eu faço uma seleção por sanidade. Quero que os animais sintam-se num ambiente bom, para eles viverem e produzirem melhor. O que ocasiona numa melhor rentabilidader”, completa Assis que não revelou seu próximo passo em relação as festividades, porém já está planejando o próximo ano da feira.

Texto: Raquel Wünsch
Foto: Vilmar da Rosa

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação