Seminário de Irrigação é realizado em Agudo, na região Central do RS
Publicação:
Na última sexta-feira (16/05), aconteceu mais um Seminário de Irrigação em Agudo, região Central do Estado. A iniciativa é das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Meio Ambiente e Infraestrututa (Sema) e da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Agudo e outras entidades e instituições.
O evento foi realizado no Plenário Vox Populi da Câmara de Vereadores do município e reuniu 86 pessoas, entre produtores e lideranças do agro. Após a abertura e pronunciamento das autoridades, o subsecretário de Irrigação da Seapi, Paulo Salerno, apresentou o Programa Estadual Irriga+ RS. O Programa conta com subvenção de 20% do valor do projeto, com o teto de R$ 100 mil por pessoa, paga ao produtor rural em parcela única. A seguir, o chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Cristiano Horbach Prassa, representando a Sema, falou sobre as normas e licenças ambientais.
"A gente está divulgando o programa para os produtores e apresentando como funcionam as regras. Nós também temos um momento para a apresentação das normas ambientais, que a Sema é responsável, e estamos trazendo também cases de sucesso, com produtores que compartilham suas experiências para que todos fiquem a par de toda as vantagens que a tecnologia de irrigação traz para as propriedades", explica Carlos Gabriel Nunes, extensionista da Emater/RS-Ascar.
Cláudia Bernardini, extensionista da Emater/RS-Ascar de Agudo, compartilhou a importância da iniciativa para os produtores do município. "Nós sentimos que o programa trouxe segurança no plantio, frente à questão ambiental que estamos vivendo nos últimos anos. A segurança na colheita é o que a gente vê como um grande gargalo para o produtor rural", avalia.
Foram apresentados cases de sucesso em irrigação por aspersão, com a participação dos produtores Laotério Luiz Simon, de Agudo, e de Célio José Garlet e Livia Cocco Garlet, de Pinhal Grande.