Seminários de Cooperativismo debatem o desenvolvimento regional pelo interior do RS

Encontros abordam temas relacionados aos processos de compra da agricultura familiar e o desenvolvimento através do cooperativismo
Encontros abordam temas relacionados aos processos de compra da agricultura familiar e desenvolvimento pelo cooperativismo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está promovendo, por meio do Departamento de Cooperativismo, em parceria com a conveniada Emater, diversos seminários regionais, com temas relacionados aos processos de compra da agricultura familiar e o desenvolvimento através do cooperativismo. Entre amanhã e 4 de dezembro, quatro municípios receberão os eventos.

Nesta terça-feira (05), em Ibirubá, a partir das 13h30min, ocorre o Seminário Regional de Cooperativismo, no Spazio Centro de Eventos. A programação se inicia às 13h30min com o painel O processo de compras da agricultura familiar no RS, com o diretor do Departamento de Cooperativismo da Seapdr, Flávio Smaniotto. Às 14h, a promotora de Justiça Miriam Floriano fala sobre os aspectos do direito humano à alimentação. Na sequência, as estratégias e a organização de cadeias curtas de produção e comercialização de alimentos com o professor Sérgio Schneider, da UFRGS. No final do encontro, ocorre debate com mediação da nutricionista da Emater Patrícia Fernandes. O seminário será encerrado com confraternização com produtos regionais da agricultura familiar.

No dia 12 de novembro, em Ametista do Sul, no Salão Paroquial, ocorre o 3º Seminário Regional de Cooperativismo, a partir das 8h45min. Palestras, relatos de representantes municipais e de dirigentes cooperativos fazem parte da programação, que segue à tarde com visita na sede da Cooperametista, no Ametista Parque Museu.

No dia 14 de novembro, o encontro será em Salvador das Missões, durante a 10ª Exposalm. O Seminário Regional de Cooperativismo ocorre no Auditório do Colégio Estadual João de Castilhos, a partir das 13h30min. Entre os temas, as políticas públicas para as cooperativas do RS e os desafios do cooperativismo no século XXI.

Em dezembro, no dia 4, está previsto para Passo Fundo o Seminário Regional de Cooperativismo. Pela manhã, está prevista palestra sobre o Programa de Extensão Cooperativa, a ser apresentado pela Emater. Na sequência, Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, apresenta cenários e desafios mercadológicos para as cooperativas agropecuárias. A partir das 13h, ocorre oficina com potenciais compradores de alimentos da agricultura familiar e mostra e degustação de alimentos.