Servidores da Agricultura passam por capacitação para inspeção e fiscalização de insumos pecuários
Publicação:

Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram de capacitação em Porto Alegre, de 11 a 14 de setembro, para iniciar as fiscalizações de insumos pecuários no Estado. Em dezembro de 2022, a Seapi conquistou a equivalência de seus serviços de inspeção e fiscalização junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A adesão ao Sisbi-PEC permite que o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul possa fiscalizar o comércio e uso de produtos veterinários, como vacinas e medicamentos, garantindo maior segurança aos produtos ofertados aos pecuaristas. O estado pode, também, pleitear transferências de recursos do Mapa para fortalecimento das ações de inspeção e fiscalização.
"Anteriormente, essas ações de inspeção e fiscalização eram prerrogativas dos auditores fiscais federais agropecuários, do Ministério, e agora passaram a fazer parte do escopo da Secretaria da Agricultura", conta o diretor substituto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Francisco Lopes.
Conduzida pela Seapi e o Ministério da Agricultura, a capacitação foi voltada para 60 fiscais estaduais agropecuários, de todas as regionais da Secretaria – contando com a participação dos supervisores regionais, do grupo técnico de Educação Sanitária e do GT especializado do Sisbi-PEC. O conteúdo programático contou com exposições teóricas e uma atividade prática, realizada nesta quarta-feira (13/9), com visitas a casas agropecuárias de Porto Alegre e Região Metropolitana.