Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Servidores da Secretaria da Agricultura recebem animais no 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

Publicação:

rodeio de Vacaria
- - Foto: Divulgação/Seapi
Por Ascom/Seapi

Para garantir a sanidade animal do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, que ocorre de 3 a 11 de fevereiro, uma equipe de 29 servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) estará recebendo os equinos e bovinos participantes. O evento, que ocorre no Parque Nicanor Kramer da Luz, no Centro da cidade, é promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande e tem o governo do RS como um dos patrocinadores.

Conforme o diretor-adjunto do Departamento de Defesa Sanitária Animal (DDA), Francisco Lopes, os médicos veterinários e técnicos agrícolas da Seapi estarão a postos desde quinta-feira (1º/2) e ficarão até o último dia (11/2). “Eles farão a admissão de entrada dos animais e toda documentação de retorno, garantindo a sanidade animal do evento”, explica.

“Como é um evento longo e com entrada e saída de animais 24 horas por dia, foi necessária a organização de equipes com escalas de horários específicas. Serão cinco equipes de admissão e duas equipes de documentação. As de admissão com quatro a cinco servidores e a da documentação com três servidores”, especificou Lopes.

Ele esclarece ainda que os animais precisam apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além dos exames sanitários obrigatórios para os equinos, como exame de anemia infecciosa equina e a vacina para influenza equina. “A Seapi sempre participou do Rodeio com fiscalizações periódicas. Mas desta vez os promotores solicitaram a oficialização do evento no calendário da Secretaria. E por isso todo processo de admissão e retorno fica sob nossa responsabilidade”, contou.

Lopes também destacou a importância do evento: “é o maior rodeio do Estado, com a vinda de cavaleiros de outros estados como o Acre, por exemplo”.

Cavalgada do Mar

O Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) também acompanha outro grande evento do Rio Grande do Sul, que é a 38ª Cavalgada do Mar. O evento ocorre a partir desta sexta-feira (2/2), com saída de Torres, e segue até o dia 10 de fevereiro, com encerramento em Palmares do Sul.

A equipe do DDA/Seapi, composto por seis servidores, estará acompanhando todo o percurso com veículo e esse ano também a cavalo.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação