Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Servidores do Programa Sentinela da SEAPDR participam de operação no Acre e Rondônia

Publicação:

A Operação Ronda Agro V contou aconteceu em junho nos estados do Acre e Rondônia
A Operação Ronda Agro V aconteceu em junho nos estados do Acre e Rondônia - Foto: Divulgação/Seapdr

Cinco servidores do Programa Sentinela da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) participaram de força tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a convite do Programa Vigifronteira, na região de fronteira dos estados do Acre e Rondônia.

A operação contou com servidores do Mapa e da Defesa Agropecuária Estadual do Acre, Rondônia, Piauí e Rio Grande do Su
A operação contou com servidores do Mapa e da Defesa Agropecuária do Acre, Rondônia, Piauí e Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação/Seapdr

A Operação Ronda Agro V contou com 56 servidores do Mapa de vários estados e servidores da Defesa Agropecuária Estadual do Acre, Rondônia, Piauí e Rio Grande do Sul e ocorreu entre os dias 13 e 19 de junho. Foram realizadas atividades de fiscalização em trânsito, de propriedades rurais e comércio com foco no trânsito de animais, vegetais, produtos de origem animal e vegetal, medicamentos de uso veterinário e agrotóxicos. Os dados gerais da operação deverão ser publicados em breve pelo Ministério da Agricultura. 

O Vigifronteira compõe o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e realiza operações integradas com os diversos órgãos de segurança, defesa e fiscalização. O apoio de segurança às equipes foi prestado pelo Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, além do policiamento estadual como a polícia de fronteira do Acre - GFRON.

“A experiência foi extremamente válida, para conhecer a realidade na região Norte do país e verificar as diferenças e semelhanças que encontramos aqui na região de fronteira do Rio Grande do Sul”, destaca Francisco Lopes, coordenador do Programa Sentinela da Secretaria.

Foram realizadas atividades de fiscalização em trânsito, de propriedades rurais e comércio com foco no trânsito de animais, vegetais, produtos de origem animal e vegetal
Foram realizadas atividades de fiscalização em trânsito, de propriedades rurais e comércio - Foto: Divulgação/Seapdr

Segundo ele, a participação na operação foi muito importante, principalmente para a troca de conhecimentos e das diferentes realidades enfrentadas pelos serviços estaduais daqueles estados, que assim como o Rio Grande do Sul evoluíram para um novo status de febre aftosa sem vacinação.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação